ASSOCIAÇÃO DOS
EMPRESÁRIOS DE CUMBICA

Ata de reunião Projeto Cumbica Verde realizada no dia 20 de fevereiro de 2013.

Aos vinte dias do mês de fevereiro de dois mil e treze, às nove horas e trinta minutos, na sede social da ASEC, sita na Avenida Santos Dumont, 1975, Cumbica – Guarulhos, SP, reuniram-se para reunião do Projeto Cumbica Verde os representantes: Sr. Cristiano A. da Silva, representando a Coop. Reciclável, Sr. Edmilson Gianeri, representando a Secretaria de Trabalho – ST, Sr. 3° Sgt. Alexandre, representando a Base Aérea de São Paulo – BASP, Sra. Lígia Gonçalves e Sr. Alexandre Lobo de Almeida, representando a Secretaria de Serviços Públicos – SSP, Sr. Celso Masson, representando a Secretaria de Transporte e Transito – STT, Sr. Luiz A. Freitas, representando a Proguaru – Cumbica, Sr. Valdeci Fernandes e Sra. Marli Araújo, representando a Secretaria de Meio Ambiente – SEMA e Sra. Silvia Maria Mesquita Degani, representando a empresa Degani Vaduz Ind. Química Ltda e ASEC, e na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde deu inicio a reunião.

Com muito prazer contamos com a presença de representantes de várias áreas da Prefeitura, muito importante para a continuidade dos projetos do Cumbica Verde.

1. A leitura do plano diretor é imprescindível para podermos conhecer melhor o tema coleta seletiva compostagem. Na ata anterior, como corrigiu o Sr. Alexandre Lobo faltou a numeração da Lei quando indicamos a leitura do artigo 19. Ela é a Lei 12.305/10.

2. Na próxima reunião faremos um calendário de ações em coleta seletiva e descarte para o ano 2013, com ações de divulgação.

3. Sr. Alexandre disse que várias reestruturações estão sendo feitas, inclusive do site da Prefeitura para facilitar seu uso e melhorar ainda mais as informações ao cidadão, bem como nos passos a serem dados no sentido de ampliar e melhorar a política de resíduos. 

4. Iniciamos uma discussão sobre como fazer uma divulgação mais fácil e abrangente para massificar as informações que atualmente estão bastante bem escritas no site da Prefeitura (www.guarulhos.sp.org.br) na parte de secretarias, secretaria de serviços públicos, coleta seletiva e outros itens. Vamos colocar no site da ASEC, link Cumbica Verde, algumas informações simples e básicas sobre serviços já existentes para uma consulta e divulgação rápida. Escrevemos um pequeno texto baseado numa fala do Sr. Luiz com descrição simples do que são os PEV durante nossa reunião, e vamos colocar no site da ASEC. As informações completas estão no site da Prefeitura e haverá um link para o associado entrar com facilidade.

5. Ainda esta corrente a proposta de um texto simples e claro sobre coleta seletiva e descarte que serão colocados no site.

6. Vamos enviar logo após nossas reuniões, um pequeno texto via mailing da ASEC, intitulado “você sabia?” Com frases curtas contendo informações básicas sobre coleta, adoção e outros temas ligados ao Cumbica Verde.

7. Sr. Celso Masson falou sobre a cidade criança da STT, e conversamos sobre a possibilidade de fazermos projetos itinerantes, como bibliotecas ou outros projetos integrados, para levar informações à população.

Sr. Celso Masson disse que as modificações pedidas por nós via ofício na Av. Santos Dumont, estão proteladas, pois serão feitas por ocasião da implantação das linhas de ônibus na região. O estudo já foi entregue para o Sr. Aarão. Para anteciparmos só seria possível com PPP neste momento.

8. Falamos sobre o descarta de óleo de cozinha e Silvia falou com Helson ao telefone, que mostrou que empresas de Guarulhos recolhem este resíduo para reutilização. Helson vai marcar reunião para estruturarmos alguma ação desse tipo de coleta.

9. Com a presença da secretária adjunta da Secretaria de Meio Ambiente, confirmamos a aceleração de ações para adoções de praça em nossa região. Estas foram poucas no ano passado por diversos problemas de integração e informação entre nós. Este ano devem ser simplificadas e ampliadas, pois, a região está muito aberta a “ações verdes”.

10. A próxima reunião ficou marcada para o dia 07 de março de 2013 (quinta-feira) às 09h30

Após verificar que não havia mais nada a ser debatido, eu, Silvia Maria Mesquita Degani, na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde agradeci a presença de todos e dei por encerrada a reunião, lavrando a presente ATA, que passa a ser assinada por mim e todos os presentes, conforme consta da anexa lista de presença.

Silvia Maria Mesquita Degani

Coordenadora do Projeto Cumbica Verde

Veja também...