Associação dos Empresários
de Cumbica

Ata de reunião Projeto Cumbica Verde realizada no dia 30 de janeiro de 2013.

Aos trinta dias do mês de janeiro de dois mil e treze, às nove horas e trinta minutos, na sede social da ASEC, sita na Avenida Santos Dumont, 1975, Cumbica – Guarulhos, SP, reuniram-se para reunião do Projeto Cumbica Verde os representantes: Sr. Alexandre Lobo, representando a Secretaria de Serviços Públicos/DELURB, Sr. Sg. Barbancho, representando a Base Aérea, Sra. Evelyn Ayres e Sra. Carla Rabelo Guimarães, representando a empresa Sustentah Soluções Sustentáveis, Sra. Silvia Maria Mesquita Degani, representando a empresa Degani Vaduz Ind. Química Ltda e ASEC, e na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde deu inicio a reunião.

Na primeira reunião do ano nos confraternizamos para iniciar um novo período de trabalhos e conversamos sobre uma necessidade de fazermos um planejamento para este ano.

A presença foi pequena, mas a qualidade da reunião foi como sempre muito boa. Decidimos ampliar nosso foco este ano para a área de resíduos e coleta seletiva, visando melhorar o ambiente de Cumbica, ajudando a aliviar nossa região dos problemas causados pelo acúmulo de resíduos que muitas vezes ocorre por falta de informações de locais e formas adequadas de descarte.

Esperamos contar com a colaboração do poder público, principalmente das secretarias de serviços públicos e do meio ambiente nessa atividade.

Resolvemos que:

1. Teremos atenção especial este ano à coleta seletiva/compostagem para gerarmos um projeto inicial: o que podemos fazer?

2. Lição de casa: leitura do plano diretor, principalmente o artigo 19, para discutirmos na próxima reunião como realizar ações que colaborem com o plano já estabelecido.

3. Até o março devemos finalizar o projeto de ações em coleta seletiva para o ano de 2013, com foco em instruções prática sobre descarte correto de resíduos / coleta seletiva compostagem e afins.

4. Até dezembro pretendemos cobrir pelo menos 90% da população de Cumbica com orientações sobre a temática através de diversas ações.

5. Sr. Alexandre Lobo da SSP, foi convidado a tentar participar mais ativamente, na medida de suas possibilidades da reunião e ações desse tema.

6. Iremos procurar e conhecer mais sobre os tipos de resíduos, volumes, etc. da região, tentando buscar um mapeamento do problema e de ações já em curso em nossa região para podemos atuar com mais foco e conhecimento.

7. Para setembro pensamos em elaborar material impresso sobre resíduos para ser entregue no evento da Base Aérea, portões abertos, com autorização dos Comandantes da Base, para orientação em massa sobre coleta de resíduos e outras informações úteis, (se possível colocarmos um stand e realizarmos palestras também).

8. A próxima reunião ficou marcada para o dia 20 de fevereiro de 2013 às 9h30.

Após verificar que não havia mais nada a ser debatido, eu, Silvia Maria Mesquita Degani, na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde agradeci a presença de todos e dei por encerrada a reunião, lavrando a  presente ATA, que passa a ser assinada por mim e todos os presentes, conforme consta da anexa lista de presença.

Silvia Maria Mesquita Degani

Coordenadora do Projeto Cumbica Verde

Veja também...