Associação dos Empresários
de Cumbica

Ata de reunião Projeto Cumbica Verde realizada no dia 15 de agosto de 2012.

Aos quinze dias do mês de agosto de dois mil e doze, às nove horas e trinta minutos, na sede social da ASEC, sita na Avenida Santos Dumont, 1975, Cumbica – Guarulhos, SP, reuniram-se para reunião do Projeto Cumbica Verde os representantes: Sra. Carla Rabelo Guimarães, representando a empresa Sustentah Soluções Sustentáveis, Sr. Valdeci Fernandes, Sr. Paulo Jesussek e Sr. Eisenhower Cursino Junior, representando a Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, Sr. 3° Sgt Mateus Lucio, representando a BASP – Seção de Serviços Gerais, Sra. Simone Guedes, representando a empresa Auto Shopping Internacional, Sr. Edmilson Gianeri, representando a PMG Secretaria de Trabalho – ST, Sr. Elcio Viana e Sr. João Pedro da Mota representando a empresa EDP Bandeirante Energia, Sr. Arthur J. S. Filho e Sr. José Maria Cordeiro, representando a Proguaru, Sr. Alberto F. Freitas, representando a ASEC e PMG, Sra. Joyce S. Martins, representando a empresa Ind. Brasileira de Infláveis Náutika Ltda, Sra. Silvia Maria Mesquita Degani, representando a empresa Degani Vaduz Ind. Química Ltda e ASEC, e na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde deu inicio a reunião.

1. Silvia chegou atrasada à reunião e pediu desculpas, pois estava em reunião no CIESP, que se prolongou um pouco.

2. A reunião do Cumbica Verde com o grupo de Adoção da SEMA foi marcada para o dia 17/08/2012 às 9h00, na SEMA. Silvia e Carla devem comparecer. Valdeci disse que o novo decreto de Adoções de Áreas Verdes foi elaborado e está indo para publicar no D.O.

3. Na rua Manoel Vittorino houve uma série de ocorrências desde a última reunião. Ao visitarem o local após a última reunião, com a presença do presidente da ASEC Sr. Aarão Ruben de Oliveira, Sr. Elcio e João (EDP), Paulo e Valdeci, viram que havia obras da secretaria de transito no local, de cujo projeto não tinham conhecimento nem os componentes da EDP, nem da SEMA e nem do Cumbica Verde. Ocorre que houve um grande deslocamento de terra e entulho que foi colocado dentro da área desocupada da EDP, aumentando o problema do descarte de entulho.

Enquanto o arquiteto Paulo aguarda a autorização para o plantio a ser iniciado por Elcio após a decisão da EDP, uma vez que o assunto foi levantado à promotoria, houve algum desentendimento sobre quem faria o descarte do entulho para que pudéssemos continuar com a urbanização da área.

O problema foi aparentemente resolvido com alguns telefonemas. O Sr. Celso Masson, da secretaria de transportes e trânsito, que esteve presente ao local na semana anterior conversou com SSP, SEMA e o problema seria que o entulho deveria ser retirado pela EDP, e discutimos a validade desse fato.

Ao final desta reunião, onde Silvia, Sr. João e outros se manifestaram no sentido de que não era esse o combinado anteriormente e, após a vistoria de Paulo e Valdeci (que foram ao local hoje), ficou acertado que a Proguarú acomodaria a situação do entulho no próprio local, sem descarte e espalharia terra fértil por cima para que a SEMA fizesse o gramado e paisagismo para evitar novas invasões, além de deixá-lo ambientalmente adequado. Isso fará enorme diferença no local, o que nos deixa bastante animados em continuar o caminho que temos seguido. Obrigada a todos que estão envolvidos. Vamos aguardar ansiosamente a finalização deste belo projeto.

4. A Base Aérea pediu um projeto para a arquiteta Roseli da SEMA. Paulo irá pedir para ela entrar em contato. A Base continua disponibilizando o transporte. 3° Sargento Mateus deixou o telefone com Paulo para contato.

5. 3° Sargento Mateus falou que a Base Aérea propicio visitação à Base, com caminhadas pela mata as terças e quintas-feiras, das 8h00 às 9h30. Ser agendadas e guiadas, sugerimos que ele fizesse uma pequena síntese do passeio, com horários, breve histórico e mínimo de pessoas e enviasse para o Cumbica Verde para Yasmim retransmitir aos associados da ASEC e componentes do Cumbica Verde.

Carla sugeriu que fizéssemos uma caminhada com cadastro próprio dos participantes do nosso Cumbica Verde na Base Aérea. O 3° Sargento Mateus ficou de ver a possibilidade de um sábado para este e nos avisa na próxima reunião.

6. Silvia pede que sejam convidados os representantes da SSP, transito para a próxima reunião para tratarmos do problema do descarte de entulhos e demarcas de vias.

7. A empresa Nautika se colocou a disposição para a fabricação das placas, como vimos em ata anterior, sendo elaboradas o preço de custo. Pedi que elaborassem o preço de 3 (três) tamanhos para deixarmos como referência no site. 

Valdeci disse que no Decreto novo de adoção está o ponto de inclusão do mínimo do processo de adotar mais placas, e que o tamanho da placa será analisado em cada caso, para a melhor adequação da relação local x placa.

8. Com muito prazer tivemos a presença da Sra. Simone representando a empresa Auto Shopping que preencheu o termo de adoção de áreas verdes da ASEC, na intenção de adotar área próxima a sua empresa. É com muito prazer que Silvia irá entregar o termo na sexta-feira, na SEMA, na reunião no grupo de Adoção para dar seguimento ao procedimento. Parabéns à Auto Shopping pela ação.

9. A próxima reunião ficou marcada para o dia 29 de agosto de 2012 às 9h30 na ASEC.

Após verificar que não havia mais nada a ser debatido, eu, Silvia Maria Mesquita Degani, na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde agradeci a presença de todos e dei por encerrada a reunião, lavrando a  presente ATA, que passa a ser assinada por mim e todos os presentes, conforme consta da anexa lista de presença.

Silvia Maria Mesquita Degani

Coordenadora do Projeto Cumbica Verde

Veja também...