Cumbica em movimento
  • Fone: (11) 2412-6054
  • Facebook

Ata de reunião Projeto Cumbica Verde realizada no dia 10 de março de 2010

Guarulhos 10/03/2010 | 00:00:00

Aos dez dias do mês de março de dois mil e dez, às dez horas, na sede social da ASEC, sita na Avenida Santos Dumont, 1975, Cumbica – Guarulhos, SP. Reuniram-se para reunião do Projeto Cumbica Verde os representantes: Sr. Paulo R. Carraturi e Sr. Wagner D. Alcântara, representando a Secretaria do Trabalho, Sr. Wander Martins, representando a Secretaria do Meio Ambiente, Sr. Aarão Ruben de Oliveira, representando a empresa Construcal e ACM/ Cumbica e Sra. Silvia Maria Mesquita Degani, que na qualidade de representante da ASEC e coordenadora do Projeto Cumbica Verde deu início a reunião abordando os seguintes assuntos:

1 - PROJETO ILHAS VERDES: 

Já em execução pela SEMA – Secretaria de Meio Ambiente, refere-se a execução de plantio em áreas públicas, como exemplo: sob as linhas de alta tensão da Bandeirante, praça, canteiros de avenidas, etc., tentaremos também com a Nova Dutra a autorização para implantação no canteiro central da rodovia, algumas destas áreas que estão anotadas na planta apresentada na reunião, dentre estas algumas contempladas pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, e outras patrocinadas pela SEMA. 

Dentro do projeto inclui a participação da iniciativa privada criando as áreas de convivência nas empresas, neste ponto entrará a participação do Centro de desenvolvimento comunitário da Associação Cristã de Moços – CDC – ACM Uirapuru, que fornecerá baseado no convênio assinado em 2009 com a SEMA, as mudas e orientação no plantio e manutenção das áreas de convivência, que nada mais são do que pequenas áreas dentro das empresas destinadas ao plantio de algumas mudas. 

O ponto forte desta parceria é o envolvimento de jovens aprendizes que serão orientados por biólogos da SEMA na apresentação e implantação nas empresas, chegando assim em uma ação sócio-ambiental, pois provavelmente estão bem envolvidos alguns funcionários das empresas.

2 - O GRANDE FOCO DO “INICIATIVA VERDE”: 

Será a recuperação de uma área extremamente degradada dentro da Cidade Industrial Satélite de Cumbica, deveremos solicitar aos diretores Sr. Bóris Zuvela Kosce e Sr. Alberto Fernandes de Freitas a indicação de alguns locais para posterior escolha. 

Este processo será capitaneado pela ASEC com orientação da SEMA e envolvimento das empresas, sociedade civil e órgãos públicos                (PM, Bombeiros, Aeronáutica, etc.). Será um projeto para ser executado em longo prazo e continuamente com a finalidade de envolver e manter envolvido todos os níveis da sociedade, ou seja, uma bandeira da ASEC.

3- O FOMENTO NA ADOÇÃO DE PRAÇAS em duas etapas: 

Primeiro – A SEMA apresentará um relatório das praças adotadas que estão com manutenção em dia, e outro com as praças que poderão receber a adoção em seguida a ASEC fomentará a adoção entre as empresas, um trabalho que contará com uma conjunta da diretoria. 

Segundo – O processo de adoção terá início na própria ASEC, que encaminhará o processo junto a SEMA com a finalidade de acompanhar e acelerar a conclusão. Por sugestão do Sr. Wander Martins (SEMA) poderemos antecipar as adoções com um mutirão de obras nas praças existentes.

Terceiro – As praças que estavam adotadas e foram abandonadas serão objeto de um cancelamento da adoção e proporcionada uma nova adoção, este processo também será executado dentro da ASEC e ficará sob a responsabilidade da Sra. Olivia dos Santos Piccoli com o apoio da SEMA. 

Quarto – Neste ponto das adoções entraria ação social à possibilidade de indicação da empresa Transjardins – Cooperativa de trabalho dos Trabalhadores da Área de Manutenção e Limpeza em Geral de Guarulhos, projeto da Secretaria do Trabalho aqui representada pelo Sr. Paulo R. Carraturi e Sr. Wagner D. Alcântara, trata-se de um projeto de geração de renda e micro crédito. O objetivo do projeto é recuperar e dar manutenção às principais vias e praças na região a partir do mapeamento efetivado em conjunto com os parceiros envolvidos no projeto e as empresas que não quiserem cuidar da manutenção das áreas adotadas poderão contratar os cooperados supervisionados pela Prefeitura Municipal de Guarulhos, mais um esforço sócio-ambiental. 

Quinto – Manter na sede da ASEC um mapa da Cidade Satélite de Cumbica apontando as áreas e ações, bem como, indicando as ilhas de calor. Ficou agendada a próxima reunião para o dia 31 de março de 2010 à 09h00 na sede da ASEC, e o Sr. Aarão Ruben de Oliveira irá coordenar o projeto em substituição a Sra. Silvia Maria Mesquita Degani.

Após verificar que não havia mais nada a ser debatido, a Sra. Silvia M. M. Degani agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. Eu Olivia dos Santos Piccoli, lavrei a presente ata, que passa a ser assinada por mim e todos os presentes, conforme consta da anexa lista de presença.


Silvia Maria Mesquita Degani
Coordenadora do Projeto Cumbica Verde

compartilhar

atasreuniões Ver todas as atas


08/02/2018 - Calendário de reuniões Projeto Cumbica Verde - 2018 Ler +


07/02/2017 - Reunião do Projeto Cumbica Verde Ler +


13/12/2016 - Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 3 de novembro de 2016 Ler +


13/03/2014 - Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 13 de março de 2014 Ler +


CONVÊNIOSASEC