ASSOCIAÇÃO DOS
EMPRESÁRIOS DE CUMBICA

Ata de reunião Projeto Cumbica Verde realizada no dia 07 de março de 2013.

Aos sete dias do mês de março de dois mil e treze, às nove horas e trinta minutos, na sede social da ASEC, sita na Avenida Santos Dumont, 1975, Cumbica – Guarulhos, SP, reuniram-se para reunião do Projeto Cumbica Verde os representantes: Sr. Eduardo Barbosa, representando a Cooperativa Transjardins, Sra. Simone Araujo Lopes, representando a STT – Núcleo Geração de Renda, Sr. Valdeci Fernandes e a Sra. Marli Araújo, representando a Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, Sr. Eder Shell, Sr. Paulo Baptistella e Sr. Luiz A. Freitas, representando a Proguaru, Sr. Alexandre Lobo de Almeida, representando a Secretaria de Serviços Públicos – SSP, Sr. Carla Rabelo Guimarãeos e Sra. Evelyn Ayres, representando a Sustentah Soluções Sustentáveis, Sr. Alberto Fernandes de Freitas, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sr. Aarão Ruben de Oliveira, representando a Associação dos Empresários de Cumbica – ASEC e Sra. Silvia Maria Mesquita Degani, representando a empresa Degani Vaduz Ind. Química Ltda e ASEC, e na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde deu inicio a reunião.

1. Você sabia?

O texto teve um excelente retorno, portanto ficamos combinados de fazer, com certa sazonalidade (datas não definidas), mas sempre que tiver alguma informação interessante criar textos e divulgar. Alexandre sugeriu que a informação continuasse no site. Yasmim vai providenciar.

2. Bibliotecas – Associação Hip Hop Revolucionário – Eduardo compareceu falando sobre o núcleo de geração de trabalho na Secretaria de Trabalho e a criação de biblioteca comunitária. Contou sobre suas experiências com capacitação de Mao de obra, experimentação em capacitação de empreendedores e outras que podem gerar renda para a comunidade. O Eduardo vai disponibilizar dados de projetos realizados em 

3. Proguaru – a diretriz é que seja reforçado o trabalho na região da Cidade Satelite com prioridade em limpeza e divulgação. A gerencia de desenvolvimento sustentável na pessoa de Aline, devera participar de nossas reuniões para ajudarmos em projetos conjuntos. Uma ideia importante é educar as pessoas para não deixar que o “montinho inicial” se forme e venha a ser um local de despejo de entulho.

4. O que faz a Secretaria de Serviços Públicos? (sugestão para Você sabia?). Foi proposto um evento, sem custos, para apresentar o Plano Diretor de Resíduos e o que é feito em Cumbica com relação a isso.  Vai partir da Secretaria de serviços públicos – o Sr. Alexandre ficará responsável por fazer esse contato e cobrar a Silvia de conversar com o Sr. Aarão e verificar uma data disponível. Yasmim mandara e-mail para Sr. Aarão e para Sr. Lobo marcando uma melhor data.

5. Ate agosto a ASEC  vai desenvolver um folheto de informações e contará com contribuição da Secretaria de Serviços Públicos – Sr. Alexandre. (obs. quem será o responsável pela criação do folheto? ) obs. Ainda não temos definição.

6. Pensamos em formatar, junto com a SSP e outras secretarias,  um projeto de Compostagem  com resíduos gerados pelas industrias na própria região de Cumbica.  Vamos fazer um cronograma para isso. 

7. Tivemos a presença do Secretario do Meio Ambiente, Sr. Zanetta, juntamente com a secretaria adjunta Sra. Marli, o novo diretor, Sr. Vladmir Valada e pudemos tratar de diversos assuntos tendo a certeza de que a disposição da secretaria é grande em efetivar rapidamente processos que estavam parados por diversos motivos. Estamos bastante felizes com a nova postura da secretaria de abertura as nossas proposituras. A noticia de que será dada uma ênfase técnica ao trabalho muito nos agrada.

8. ADOTE –  o processo do ADOTE será revisto ate o final de março, para que  um fluxograma bem adequado seja feito e enviado a Yasmim; dessa maneira o processo de adoção ficará mais fácil e rápido como sempre desejamos. .

9. Sr. Zanetta pretende resgatar a flora nativa, antes da passagem do Rodoanel, unindo a geração de renda local através de projetos de capacitação.

10. Sr. Zanetta disse que precisa priorizar o ADOTE.

11. Área do Corpo de Bombeiros – ficou de ser analisada novamente e ver os impasses que estão atrapalhando a resolução dessa questão que será resolvida para o beneficio da comunidade.

12. Sr. Aarão informou que foi acertado com o prefeito que o Modelo de Administração Regional será implantado na Cidade Satélite.

13. Haverá um evento dia 17/03/2013 do projeto “Ocupa Viaduto”, a partir das 14h – com atividades culturais.

14. Palavras de ordem na gestão do prefeito Almeida:  Matricialidade – nenhuma secretaria faz nada de forma isolada; deve-se terminar o que está iniciado e fazer a manutenção dos planos e projetos iniciados, dando continuidade e não deixando morrer os bons projetos.

15. O Sr. Valada  entrou no mérito de levar projetos “verdes” para dentro das empresas, por isso  o Sr. Aarão mencionou o viveiro que foi feito na ACM e a Carla relembrou o Plano de Sustentabilidade Integrada proposto para Cumbica pela Sustentah e também falou sobre algumas  empresas que estão iniciando trabalho com viveiros; o Sr. Zanetta disse que os viveiros são extremamente interessantes para a cidade.

16. A próxima reunião ficou marcada para o dia 21 de março de 2013 (quinta-feira) às 09h30

• Para a próxima reunião – ROTA DA RECICLAGEM.

“O objetivo do Cumbica Verde é melhorar a área de Cumbica no aspecto social”.

Após verificar que não havia mais nada a ser debatido, eu, Silvia Maria Mesquita Degani, na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde agradeci a presença de todos e dei por encerrada a reunião, lavrando a presente ATA, que passa a ser assinada por mim e todos os presentes, conforme consta da anexa lista de presença.

Silvia Maria Mesquita Degani

Coordenadora do Projeto Cumbica Verde

Veja também...