Cumbica em movimento
  • Fone: (11) 2412-6054
  • Facebook

Ata de reunião Projeto Cumbica Verde realizada no dia 07 de março de 2012

Guarulhos 19/03/2012 | 00:00:00

Aos sete dias do mês de março de dois mil e doze, às nove horas e trinta minutos, na sede social da ASEC, sita na Avenida Santos Dumont, 1975, Cumbica – Guarulhos, SP, reuniram-se para reunião do Projeto Cumbica Verde os representantes: Sra. Carla R. Guimarães, representando a empresa Sustentah Soluções Sustentáveis, Sr. José Maria Cordeiro e Sr. Arthur, representando a empresa Proguaru, Sr. João Pedro e Sra. Bruna Ribeiro, representando a empresa EDP Bandeirante, Sr. Valdeci Fernandes e Sra. Maria Aparecida M. Francisco, representando a Secretaria de Meio Ambiente - SEMA, Sr. Cristiano Silva, representando a Coop-Reciclável, Sr. Adauto T. Junior, representando a empresa Transjardins, Sra. Patrícia Wenceslau, representando a empresa Auto Shop, Sr. Aarão Ruben de Oliveira, representando a empresa Construcal, ACM / Cumbica e ASEC, Sr. Celso Masson, representando a Secretaria de Transportes e Trânsito, Sr. Alexandre Lobo de Almeida, representando a Secretaria de Serviços Públicos e DELURB – CS, como convidados: Sr. Luis Carlos Pela e Sra. Joyce S. Martins, representando a empresa Ind. Brasileira de Infláveis Náutika Ltda, e Sra. Silvia Maria Mesquita Degani, representando a empresa Degani Vaduz Ind. Química Ltda e ASEC, e na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde deu inicio a reunião.


1) Proguaru –  Com Sr. Arthur e Sr Cordeiro, falamos sobre o caso da Náutika (vala a ser desassoreada). Valdeci disse que neste momento não podemos fazer o projeto paisagístico inicial com as vagas de estacionamento. Faríamos num primeiro momento o desassoreamento da vala e o plantio de grama e árvores que suportem alagamentos.  

Falamos em juntar forças da Regional Cumbica com a Proguaru e, junto com o projeto, ver o que precisa ser feito para a retirada da terra. Preferencialmente num sábado (provavelmente ainda no mês de março. Quanto aos resíduos, eles podem utilizar parte para a pavimentação e o restante a SEMA pode ver aonde colocar. As vistorias da Proguaru e do trânsito serão feitas ainda nesta semana.

2) Nautika -  O Sr Pela, da empresa Nautika, veio à reunião para saber porque não se pode fazer o estacionamento de imediato.  Valdeci explicou que neste momento o projeto de estacionamento não é possível, ficará protelado até que o projeto de drenagem de água da Av. Cumbica esteja completo.  Será feito um projeto paliativo, com o desassoreamento da vala e plantio de grama e árvores para deixar o local tratado. Já que a empresa tem a quadra toda, a entrada tem sido pela Santana de Ipanema. 

Eles refizeram as calçadas e fizeram vagas para os carros, mas foram todos multados. Sr Celso Masson pediu que fosse feito um ofício pedindo para fazer um estudo viário da região e manutenção dos espaços de estacionamento sobre a calçada. O ofício será feito pela Nautika. Pedi que a Nautika enviasse toda a documentação de adoção em seu poder, via digital, ainda hoje, para podermos checar se está tudo correto. O email será enviado com cópia para Rosi e Valdeci para que eles possam conferir com a documentação da Prefeitura.  No dia 21 de março, na reunião da ASEC, será entregue toda a documentação para o Sr. Pela da adoção das áreas. Valdeci vai fazer também um memorando pedindo a iluminação para o Sr Paulo de Tarso.

3) Falamos sobre o treinamento Transition Towns, programa de sustentabilidade das cidades, feito no último final de semana pela  SEMA, no Bosque Maia. Foi excelente treinamento, muito bem organizado e de ótimo conteúdo para utilizarmos incluindo nosso projeto numa visão de futuro sustentável para a cidade de Guarulhos.

4) Avenida Santos Dumont está bastante mal cuidada.  Precisamos falar com a SEMA para identificar quais as empresas responsáveis pela manutenção dessa área e comunicá-las do estado de abandono.

Dona Maria disse que as notificações de descuido das áreas será feita pelo programa Adote, mesmo tendo sido plantado pelo PIV. Silvia deve falar com a Rosi para confirmar isso.

Quanto ao Trânsito, está sendo feito um estudo  para as modificações dos semáforos e localização das faixas, segundo nossa demanda, com uma nova empresa contratada por eles.

Na Av. Santos Dumont há uma parte do cabo de aterramento das torres de energia que esta exposta por deslizamento de terra. 

Comunicamos o Sr. João da EDP, que ficou de fazer correções.

5) A praça da Inoxpar está sendo bem cuidada pela empresa. 

6) Quanto a Adoção de áreas pertencentes à EDP para intervenções ambientais (plantio, arborização, paisagismo) o Sr. Valdeci fará um pedido geral de utilização de áreas para implantação de paisagismo, direcionado ao Sr Marcos Scarpa, gestor de Poder Público da EDP, pois é necessária a anuência da EDP para a utilização dos locais. Algumas dessas áreas são Manuel Vitório, Nova Veneza e Rod. Trabalhadores. 

7) A próxima reunião ficou marcada para dia 21 de março, às 9:30hs, na ASEC.

Após verificar que não havia mais nada a ser debatido, eu, Silvia Maria Mesquita Degani, na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde agradeci a presença de todos e dei por encerrada a reunião, lavrando a  presente ATA, que passa a ser assinada por mim e todos os presentes, conforme consta da anexa lista de presença.


Silvia Maria Mesquita Degani
Coordenadora do Projeto Cumbica Verde

compartilhar

atasreuniões Ver todas as atas


08/02/2018 - Calendário de reuniões Projeto Cumbica Verde - 2018 Ler +


07/02/2017 - Reunião do Projeto Cumbica Verde Ler +


13/12/2016 - Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 3 de novembro de 2016 Ler +


13/03/2014 - Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 13 de março de 2014 Ler +


CONVÊNIOSASEC