Cumbica em movimento
  • Fone: (11) 2412-6054
  • Facebook

Ata de reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 30 de abril de 2010

Guarulhos 30/04/2010 | 00:00:00

Aos trinta dias do mês de abril de dois mil e dez, às nove horas, na sede social da ASEC, sita na Avenida Santos Dumont, 1975, Cumbica – Guarulhos, SP. Reuniram-se para reunião do Projeto Cumbica Verde os representantes: Sr. Wagner Duarte de Alcântara, representando a Secretaria do Trabalho, Sr. Wander Martins, Sr. Paulo Jesusser, Sr. Maurílio S. Monteiro e Sr. André Alves, representando a Secretaria de Meio Ambiente, Sr. Alberto Fernandes de Freitas, representando a Prefeitura Municipal de Guarulhos – Regional Cumbica – Unidade 5, como convidados: Major Hiran Egon Zimmermann, representando a Base Aérea de São Paulo, Ten. PM Messias Alves, representando o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo – 5º GB – 1° Subgrupamento de Bombeiros Cumbica, 2º Sgto. PM Sanderlei Soares, representando a Polícia Militar do Estado de São Paulo 2ª Cia do 44º BPM/M e Sr. Aarão Ruben de Oliveira, que na qualidade de coordenador do Projeto Cumbica Verde e representante da ASEC, deu início a reunião recapitulando os assuntos da reunião passada, solicitando posicionamento do Sr. Alberto Fernandes de Freitas sobre a indicação de uma área degradada na região de Cumbica para o inicio do projeto. Foi indicada por ele a Av. Guinle e Av. Baquirivú. O Sr. Wander Martins informou que o Biólogo Sr. Fábio Roberto de Moraes Vieira, esta se ausentando das reuniões do Projeto Cumbica Verde, mas está indicando para participarem das reuniões o Arquiteto Sr. Paulo Jesusser e Sr. Maurílio S. Monteiro, presentes nesta reunião. Disse que mesmo ausente continua participando do Projeto de áreas verdes. Disse também que na oportunidade convidará a nova diretora de Meio Ambiente Sra. Marli Almeida Araújo para participar das reuniões. 

O Sr. Aarão Ruben de Oliveira informou aos representes da SEMA, que nos dias 06 o 07 de maio de 2010 a ASEC realizará no Internacional Eventos a 7ª Rodada de Negócios e foi concedido um espaço para a Secretaria do Meio Ambiente divulgar o Projeto Cumbica Verde. A ideia da ASEC é proporcionar dentro da Rodada processos de adoção com assinatura do Secretário de Meio Ambiente, para servir como exemplo e incentivo de adoção de praça. Foi solicitado também que seja confeccionado um banner do mapa com sistema de áreas verdes e temperaturas de aquecimento da cidade satélite para expor no local do estande. A Sra. Rosi Choli telefonou informando que não pode comparecer nesta reunião por motivo de saúde, ficando pendente o encaminhamento dos relatórios solicitados na reunião passada de relação das empresas que estão com processos pendentes junto a SEMA para que seja verificado se existe interesse em retornar a adoção. O Sr. Alberto Fernandes de Freitas mencionou que a empresa Inox Par procurou ele com a intenção de devolver a praça adotada pela empresa, alegando que a empresa investiu no plantio de mudas de árvores e manutenção da praça e que caminhões estão destruindo a praça. O Sr. Aarão Ruben de Oliveira solicitou ao Sr. Alberto Fernandes de Freitas que agende uma visita do Arquiteto Sr. Paulo Jususser com a empresa para tentar resolver o problema e a empresa continue com a adoção da praça. O Sr. Aarão Ruben de Oliveira ressaltou que referente o PROJETO ILHAS VERDES continua sem divulgação por parte da Prefeitura, e sugere a colocação de placa. Cobrou da SEMA a retirada dos postes. Quanto da área degradada da Rua São Matheus do Maranhão sob as linhas de alta tensão da Bandeirante e a recuperação da calçada. O Sr. Maurílio S. Monteiro informou que a partir do dia 03 de maio de 2010 a SEMA encaminhará para Cumbica, Jardim Cumbica e Cidade Satélite um mutirão integrado para recuperação das áreas para adoção. O Sr. Aarão Ruben de Oliveira, disse que os trabalhos desenvolvidos precisam ser divulgados para incentivarem as empresas a contratarem os serviços da empresa Transjardins – Cooperativa de trabalho dos Trabalhadores da Área de Manutenção e Limpeza em Geral de Guarulhos, projeto da Secretaria de Trabalho, para fazer a integração e geração de renda. O Sr. Aarão Ruben de Oliveira informa que o objetivo do convite de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Aeronáutica nesta reunião é de promover em conjunto ações imediatas de manutenção e revitalização de áreas verdes. Foi solicitado para o Ten. Messias Alves do Corpo de Bombeiros que se conseguisse arborizarem o terreno sem ocupação junto à corporação e fossem plantadas algumas árvores melhoraria muito a entrada de Cumbica. 

O Ten. Messias Alves disse que no local existe projeto para a construção de uma pista de treinamento e relação de manutenção técnica. O Sr. Paulo Jesusser solicitou ao Ten. Messias Alves que encaminhe o projeto para ele, para trocarem ideas. Foi mencionado pelo Sr. Aarão Ruben de Oliveira que é visível a dificuldade de acesso para a locomoção das viaturas pela Rua Volta Grande devido aos inúmeros caminhões estacionados na rua, inclusive o assunto será repassado ao pessoal de trânsito para que encaminhe agentes de fiscalização. O Major Hiran Egon Zimmermann agradeceu o convite informando que a Base Aérea tem uma grande reserva florestal, mas infelizmente não possuem pessoal qualificado para catalogar as espécies de árvores. Ficou de ver com o Comandante para levar um engenheiro agrônomo para identificar as árvores e assim ativar as atividades sociais. Vai verificar com o comandante a proposta para visitação e a possibilidade da montagem do viveiro. Informou também que a mercenaria possui um maquinário de 1.000 quilos para doação e ofereceu para a ACM. O Sr. Alberto Fernandes de Freitas informou ao Major Zimmermann que defronte ao comércio Autoshop um mendigo está fazendo uma cabana junto ao muro da Base Aérea. O Sr. André Alves informou que 400 espécies de árvores serão plantadas pela SEMA nas proximidades da Av. Papa João Paulo I, no muro lateral da Base Aérea, dentro do Projeto de Ilhas Verdes. O Sargento PM Sanderlei Soares informou que no pátio da PM a Polícia Militar vai fazer uma rampa de acesso para estacionamento das viaturas e tem projeto para arborizar a parte dos fundos envolvendo a corporação. Foi sugerido pelo Sgto. Sanderlei Soares de a SEMA arborizar a Av. Guinle. 
Após verificar que não havia mais nada a ser debatido, o Sr. Aarão Ruben de Oliveira, agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. Eu, Olívia dos Santos Piccoli, lavrei a presente ata, que passa a ser assinada por mim e todos os presentes, conforme consta na anexa lista de presença.

Aarão Ruben de Oliveira
Coordenador do Projeto Cumbica Verde

compartilhar

atasreuniões Ver todas as atas


08/02/2018 - Calendário de reuniões Projeto Cumbica Verde - 2018 Ler +


07/02/2017 - Reunião do Projeto Cumbica Verde Ler +


13/12/2016 - Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 3 de novembro de 2016 Ler +


13/03/2014 - Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 13 de março de 2014 Ler +


CONVÊNIOSASEC