Cumbica em movimento
  • Fone: (11) 2412-6054
  • Facebook

Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 22 de fevereiro de 2011

Guarulhos 22/02/2011 | 00:00:00

Aos vinte e dois dias do mês de fevereiro de dois mil e onze, às nove horas e trinta minutos, na sede social da ASEC, sita na Avenida Santos Dumont, 1975, Cumbica – Guarulhos, SP, reuniram-se para reunião do Projeto Cumbica Verde os representantes: Sr. Paulo Jesussek, Sra. Cibele Santos Lima, Sr. André Alves, Sra. Rosi Pinto Rodrigues e Sra. Marli Araújo, representando a Secretaria de Meio Ambiente, Sr. Paulo R. Carraturi e Sr. Elton C. Gonçalves, representando a Secretaria do Trabalho, Sr. Alberto Fernandes de Freitas, representando a empresa Inox Par, Sr. Eduardo Rodrigues Pereira da Silva, representando a Prefeitura Municipal de Guarulhos – Regional Cumbica – Unidade 5, Sr. Roberto Marcondes, representando a CEA’s Guarulhos – Centros de Educação Ambiental, Engª ambiental  Sra. Aparecida  Arruda, representando a empresa Du Pont do Brasil S/A e Sra. Silvia Maria Mesquita Degani, representando a empresa Degani Vaduz Ind. Química Ltda e ASEC, e na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde deu inicio a reunião lendo para todos os presentes o esboço do Projeto Cumbica Verde que idealizou, tendo como principais esclarecimentos: “O que é o Projeto Cumbica Verde.”, “Como foi criado e quem participa.” e “Quais são seus objetivos.”, solicitou que a Sra. Olivia mande o esboço para todos os participantes da reunião para que os mesmos alterem da forma que acharem mais adequada. 

O Sr. Alberto Fernandes de Freitas, sugeriu que a empresa Du Pont do Brasil S/A esteja participando do Projeto Ilhas Verdes assim como a empresa Cummins do Brasil Ltda. 

A Sra. Silvia M. M. Degani falou sobre a importância da pesquisa: “Qual é a destinação dos resíduos de alimentos provenientes das refeições oferecidas na sua empresa?”, tendo a intenção de auxiliar a propor uma forma coletiva e ambientalmente responsável para a destinação de parte do lixo orgânico em nossa região, e comentou sobre a coleta seletiva feita pelo Instituto Recicla Cidadão. 

A Sra. Marli Araújo vai conversar com a Secretária de Serviços Públicos, Sra. Maria Helena Ribeiro, para saber um posicionamento por parte da Prefeitura sobre o que será instalado na área, se realmente será uma área transbordo, e na oportunidade apresentou a Srta. Cibele Santos Lima, estudante de Pós-graduação em Arquitetura, que terá envolvimento nos trabalhos, a mesma convidou todos os presentes a participarem do 7º Encontro de Práticas Sustentáveis “O Poder da Comunidade: Como Cuba sobreviveu ao pico do petróleo”, apresentado pela Dra. Monica Simons, no dia 26/02/2011, das 09h às 12h, no Centro de Educação Ambiental. O Sr. Paulo Carraturi apresentou o Sr. Elton C. Gonçalves, técnico agrícola, que fará integração nos trabalhos. 

Fica registrado que a Forneria Dudu - Viegas Rodrigues Restaurante e Pizzaria Ltda ME, fica impossibilitada de adotar a Praça da Rua São Miguel do Itaipu X Rua São João da Boa Vista, pois conforme informado pela Sra. Rosi Pinto Rodrigues, da SEMA, a mesma já foi adotada. 

A Sra. Silvia M. M. Degani passou a palavra para a Sra. Marli Araújo, que deu início a apresentação do Sistema de Parques e Áreas Verdes, tendo como principais tópicos: 

1 - Crescimento Populacional - Município de Guarulhos, 
2 - Metrópoles, 
3 - Mobilidade Urbana;
4 - Terminais Guarulhos – Projeto; 
5 - Ciclovias Guarulhos – Projeto;
6 - Ilhas Verdes e Projeto “Ecoanel”; 
7 - Patrimônio Histórico e Cultural;
8 - Projeto Guarulhos Sustentável; 
9 - Cea’s, Parques e Orobós – Município de Guarulhos;
10 - Parques;
11 - Oróbos. 

Assim que finalizou a apresentação, passou a palavra para o Sr. Roberto Marcondes que deu início a apresentação do CEA’s Guarulhos – Centros de Educação Ambiental, que tem por objetivo proporcionar experiências e vivências de práticas sustentáveis, como a permacultura, e promover a articulação em rede, fomentando o protagonismo dos setores da sociedade na construção de uma sociedade “Socialmente Justa, Ambientalmente Saudável e Economicamente Viável” para as atuais e futuras gerações. 

A próxima reunião ficou agendada para o dia 30/03/2011, as 09h30 na sede da ASEC. Após verificar que não havia mais nada a ser debatido, a Sra. Silvia Maria Mesquita Degani, agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. Eu, Andressa Cristina de Araújo Castro, lavrei a presente, conforme consta na anexa lista de presença.


Silvia Maria Mesquita Degani
Coordenadora do Projeto Cumbica Verde  

compartilhar

atasreuniões Ver todas as atas


08/02/2018 - Calendário de reuniões Projeto Cumbica Verde - 2018 Ler +


07/02/2017 - Reunião do Projeto Cumbica Verde Ler +


13/12/2016 - Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 3 de novembro de 2016 Ler +


13/03/2014 - Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 13 de março de 2014 Ler +


CONVÊNIOSASEC