Cumbica em movimento
  • Fone: (11) 2412-6054
  • Facebook

Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 01 de fevereiro de 2011

Guarulhos 01/02/2011 | 00:00:00

Ao primeiro dia do mês de fevereiro de dois mil e onze, às nove horas e trinta minutos, na sede social da ASEC, sita na Avenida Santos Dumont, 1975, Cumbica – Guarulhos, SP, reuniram-se para reunião do Projeto Cumbica Verde os representantes: Sr. Valdeci Mendes Fernandes e Sr. Wander Martins, representando a Secretaria de Meio Ambiente, Sr. Marcelo Mariano Borges e Sr. Egbert S. Alves, representando a Secretaria do Trabalho, Sr. Aarão Ruben de Oliveira, representando a empresa Construcal, ACM - Cumbica e ASEC, Sr. Alberto Fernandes de Freitas, representando a  empresa Inox Par, Sr. Eduardo Rodrigues Pereira da Silva, representando a Prefeitura Municipal de Guarulhos – Regional Cumbica – Unidade 5 e Sra. Silvia Maria Mesquita Degani, representando a empresa Degani Vaduz Ind. Química Ltda e ASEC, e na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde deu inicio a reunião apreciando a Proposta Comercial da Cooperativa de Trabalho dos Trabalhadores da Área de Manutenção e Limpeza em Geral de Guarulhos - Transjardins para o Projeto Cumbica Verde, ressaltando que há necessidade de um responsável para ficar nas praças adotadas, alguém que tenha comprometimento e horários fixos,  o ideal é que fique duas vezes por semana pela questão de recolhimento do lixo, para que não fique acumulando. 

O Sr. Egbert S. Alves, comentou que as caçambas para coleta de lixos que ficam ao redor das praças acabam desvalorizando a área, já o Sr. Valdeci Fernandes comentou que as caçambas precisam ficar nestes locais por que o caminhão de coleta não tem condições de entrar nos becos para recolher os lixos residenciais, mas que a Prefeitura Municipal de Guarulhos já esta projetando lugares específicos para estacionar as caçambas, mesmo assim vai passar para a Sra. Maria Helena Ribeiro,  Secretária de Serviços Públicos e ver diretamente com ela à resolução do assunto. 

O Sr. Alberto Fernandes de Freitas, comunicou que esteve nas imediações da Praça da Vila Nova Cumbica: Rua Parambu X Rua Vital Brasil, e conversou com o Sr. Alberto A. Santos, diretor da empresa Cromatek Cromax Eletrônica Ltda, fez a apresentação do Projeto Cumbica Verde e a empresa se interessou em adotar a praça, o Sr. Alberto Fernandes de Freitas solicitou que um representante do Projeto esteja indo até a empresa para formalizar a adoção. 

O Sr. Valdeci Fernandes, ressaltou que algumas empresas optam em colaborar particularmente na manutenção de áreas degradadas, ou seja, os próprios funcionários da empresa entrando com a mão de obra no serviço de jardinagem, e essa possibilidade facilita o serviço para o empresário. 

Acha interessante incluir essa opção no Manual do Adote. Comentou que estão fazendo um levantamento e controle dos pontos de lixo na cidade. A Sra. Silvia Degani, acha interessante que em todas as edições do Jornal ASEC Press seja publicada uma matéria do Projeto Cumbica Verde, e lançou a ideia de distribuir folhetos do Projeto nos faróis. O Sr. Alberto Fernandes de Freitas, comentou que a empresa Cummins do Brasil Ltda está participando do Projeto Ilhas Verdes. O Sr. Wander Martins, apresentou a matéria no Jornal Diário de Guarulhos, Ano 31 – Nº 3.451 de primeiro de fevereiro de 2011, publicando que no aniversário do Jornal foram oferecidas para a população de Guarulhos mil mudas de árvores (ipê e cabora), parceria com o Projeto Ilhas Verdes. 

Apresentou também, no mesmo jornal, uma matéria publicando que Secretaria de Meio Ambiente já plantou mais de trinta mil árvores na cidade, sendo que quatro mil foram somente em Cumbica. O Sr. Eduardo Rodrigues Pereira da Silva, informou que a Prefeitura vai realizar a coleta do lixo “Porta – a – Porta”, na Favela Vital Brasil x Praça Parambu, uma maneira escolhida para conscientizar os moradores, visto que a Prefeitura vai retirar as caçambas, a semana que vem está programada a realização de uma caminhada com o objetivo de orientar e informar os moradores das datas e dos horários da coleta de lixo. 

Existe também a idéia de orientação sobre a reciclagem do lixo. A Sra. Silvia Degani, solicitou que sejam convocados para a próxima reunião do Projeto Cumbica Verde os seguintes representante: Sr. Emiliano Milanês da empresa Tulipe Consultoria em Projetos Sustentáveis, secretaria municipal Sra. Maria Helena Ribeiro da Secretaria de Serviços Públicos, Engª. Sra. Aparecida C. Arruda da empresa Du Pont do Brasil e Sr. Luiz Idalgo da Ind. Brasileira de Infláveis Nautika Ltda. O Sr. Valdeci Fernandes, lançou a ideia de incluir Educação Ambiental no Projeto Cumbica Verde, e a Sra. Silvia Degani, solicitou que sejam convidados os representantes do CEA – Centro de Educação Ambiental para ser feita uma apresentação na próxima reunião. O Sr. Wander Martins, acha interessante ser feito de um programa estratégico dentro do Projeto Cumbica Verde, fazer uma interface e organizar grupos com os próprios participantes do projeto, para que os mesmo prestem contas dos serviços. 

O Sr. Eduardo Rodrigues Pereira da Silva, informou que conversou com o Sr. Celso Masson, secretário Adjunto de Transportes e Trânsito, que fez um levantamento e ficou sabendo que a área da Rua Projecta com Av. Guinle, não é área particular, podendo ser adotada pela empresa Ind. de Infláveis Nautika Ltda. O Sr. Valdeci Fernandes, aproveitou para mencionar que na SEMA ele tem acesso ao sistema de cadastro para fazer levantamento e tombamento da área, disponibilizando caso precise. 

A Forneria Dudu - Viegas Rodrigues Restaurante e Pizzaria Ltda ME, representada pelo Sr. Eduardo Rodrigues Pereira da Silva, adotou para a manutenção simples a área da Rua São Miguel do Itaipu x Rua São João da Boa Vista. 

A próxima reunião ficou agendada para o dia vinte e dois de fevereiro de 2011 as 09h30 na sede social da ASEC. Após verificar que não havia mais nada a ser debatido, a Sra. Silvia Maria Mesquita Degani, agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a reunião. Eu, Andressa Cristina de Araújo Castro, lavrei a presente, conforme consta na anexa lista de presença.


Silvia Maria Mesquita Degani
Coordenadora do Projeto Cumbica Verde 

compartilhar

atasreuniões Ver todas as atas


08/02/2018 - Calendário de reuniões Projeto Cumbica Verde - 2018 Ler +


07/02/2017 - Reunião do Projeto Cumbica Verde Ler +


13/12/2016 - Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 3 de novembro de 2016 Ler +


13/03/2014 - Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 13 de março de 2014 Ler +


CONVÊNIOSASEC