ASSOCIAÇÃO DOS
EMPRESÁRIOS DE CUMBICA

Ata da reunião do Projeto Cumbica Verde realizada no dia 13 de março de 2014

Ao décimo terceiro dia do mês de março de dois mil e quatorze, às nove horas e trinta minutos, na sede social da ASEC, sita na Avenida Santos Dumont, 1975, Cumbica – Guarulhos, SP, estiveram presentes para reunião do Projeto Cumbica Verde os representantes: Sr. Luiz Antonio de Freitas, Sr. Genilson e Sra. Marli, representando a Proguaru; Cap. Cleber A. Alves dos Santos, representando a Base Aérea de São Paulo; Sr. Alberto representando a Asec e Sra. Silvia Maria Mesquita Degani, representando a empresa Degani Vaduz Ind. Química Ltda e ASEC, que, na qualidade de coordenadora do Projeto Cumbica Verde, deu inicio à reunião. 

1) Relatou Luiz que a Proguaru estará instalando o Centro Operacional Satélite, na R. Volta Grande. O foco vai estar, neste momento, em varrer, capinar, fazer a pintura de guias e roçagem bem como a conservação e cascalhamento das ruas de terra. Cinco (5) pessoas devem compor a principio o corpo operacional da mesma.

Nos finais de semana é feita alguma remoção de resíduos na região, mas, infelizmente, empresas e pessoas físicas fazem descarte inadequado desde o princípio da semana tornando esse trabalho inglório. Falou-se sobre um trabalho de informação junto às empresas para reduzir o descarte inadequado.

Na Av. Justino de Maio com a Av. Monteiro está sendo feito um trabalho de limpeza. Vem sendo feito um trabalho de troca das tampas de bocas de lobo em Cumbica para evitar acidentes com pedestres que podem ser inclusive letais. Infelizmente ainda há muitos casos de caminhões que estacionam sobre as tampas provocando a quebra destas.

A Rua João Alfredo com a Panambi ainda alagam em decorrência de assoreamento cuja solução ainda não foi providenciada e decorre de problemas na ocupação da área, como disse Luis Freitas.

Sobre os resíduos coletados, Luiz falou que proveem da limpeza das bocas de lobo, valas, drenagem de córregos, varrimento urbano (inclusive pequenos animais mortos e são destinados ao Aterro da Quitaúna).

Luis disse que os pneus recolhidos estão sendo armazenados e utilizados para muros de contenção num trabalho de reciclagem dos mesmos.

2) Silvia se propôs a contatar o Setcest e Secr. de transportes para procurar soluções e uma forma de orientar os motoristas para tentar modificar o comportamento inadequado dos caminhões que quebram tampas e praças adotadas.

3) Silvia sugeriu que a Base Aérea São Paulo – BASP e a Proguaru façam uma ação conjunta para um mutirão de responsabilidade social integrando a comunidade e a Aeronáutica promovendo a participação de soldados em instrução nos trabalhos de manutenção e limpeza pública, dando a eles orientação e formação sobre esse tipo de trabalho que pode vir a ser uma atividade futura para alguns deles quando egressos do serviço militar. Basp e Proguaru promoverão conversas sobre o tema e trarão um projeto para apresentarem em nossa reunião.

4) O Cap. Alves reforçou a disponibilidade da BASP e seu comando de receber reuniões do projeto Cumbica Verde sempre que desejado deixando claro que elas devem ser pedidas com antecedência via email para aprovação do comando e organização interna com tempo hábil, como aconteceu na reunião de 20 de fevereiro último. Silvia comentou a reunião lá ocorrida agradecendo a excelente recepção organizada pela BASP e a deferência com que fomos tratados, comentando os bons resultados da mesma. Foi exaltada a postura aberta e colaborativa do comando da BASP no sentido de atuar junto à comunidade de Cumbica em ações de responsabilidade socioambiental deixando expressa a disposição de participar e colaborar ativamente nas ações e reuniões do Projeto Cumbica Verde da ASEC.

5) Marli apresentou trabalho que está encabeçando atualmente na Proguaru promovendo oficinas de mosaicos feitos com resíduos de construção civil para a comunidade. Este trabalho acontece na estação de Reciclagem de resíduos da construção civil, no Cabuçu, com participação da empresa Saint Gobain Abrasivos Ltda. Foi feita uma proposta para a BASP de incluir na instrução dos soldados a oficina de mosaico como uma formação que pode vir a ser uma futura profissão e fonte de rendimentos para os egressos dessa instrução.

6) Foi feita a apresentação do Sr. Genilson como Encarregado do Centro Operacional Satélite de Proguaru – Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S/A.

7) Alberto apresentou a relação de cinco praças com pretensão de adoção e cinco já adotadas com necessidade de novo paisagismo ou em mau estado para que seja enviada por email à SEMA para providências, como ficou determinado em reunião de Silvia com o secretário, Sr. Zanetta no dia 19 de fevereiro deste ano. Silvia enviou o email no final desta reunião e aguardamos a resposta da SEMA para dar prosseguimento às adoções e/ou manutenção das praças propostas. As áreas enviadas foram: 

Área com intenção de adoção na região de Cumbica (CIS Cumbica)

  1. Av. Santos Dumont x rua Concretex – canteiro central da Avenida
  2. Av. Santos Dumont x rua Concretex – canteiro central da Avenida
  3. Av. Santos Dumont em frente à Av. Guinle – canteiro central da Avenida
  4. Praça da Av. Prefeito Oliveira Nogueira
  5. Praça Estrela Vermelha

Área já adotadas com possível retrabalho para posterior manutenção

  1. rua Dom Pedrito – Inoxpar
  2. Rua Itajub – Rollfor
  3. Av. Justino de Maio – Construcal
  4. Rua Queluz
  5. Av Monteiro x Serra Branca – Frutas SA

8) A reunião foi encerrada e nova reunião está marcada para o dia 27 de março próximo.

Silvia Maria Mesquita Degani

Coordenadora do Projeto Cumbica Verde   

Veja também...