Cumbica em movimento
  • Fone: (11) 2412-6054
  • Facebook

Parque Tecnológico próximo da realidade

Guarulhos 01/10/2009 | 00:00:00

Um Parque Tecnológico é uma concentração geográfica de empresas e instituições associadas que criam um ambiente favorável a inovação, à medida que passam a compartilhar do mesmo ambiente, empresas, universidades, centros de pesquisa e investidores, que geram benefícios econômicos para seus participantes e comunidades devido a uma combinação de fatores como competição e colaboração entre seus participantes e instituições parceiras. Este é o significado encontrado na internet, mas para Guarulhos, o Parque Tecnológico é mais do que isso, é a consolidação de alavancar ainda mais nosso crescimento industrial e logístico.

De acordo com Daniele Pestelli, presidente da Agende de Guarulhos, a entidade coloca como prioridade às ações que possam convergir para esse objetivo. “Nosso núcleo acadêmico tem condições de elaborar projetos de alto nível e viabilizar linhas de financiamento; nosso banco de dados tem informações e condições de realizar pesquisas para embasar o projeto; temos a gestão da Incubadora Tecnológica de Guarulhos – em parceria com Sebrae, Prefeitura, Ciesp, ACE e ASEC – onde já funciona o Núcleo do Parque Tecnológico, além de mantermos o Fórum de Desenvolvimento e o CPT como instrumentos de apoio ao projeto”, explica.

E no mês de setembro foi criado um Grupo de Trabalho para discutir a implementação do Parque Tecnológico em Guarulhos. O grupo é composto pelo presidente da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende), Daniele Pestelli, pelo secretário de Governo, Alencar Santana, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos de Almeida, secretário de Desenvolvimento Urbano, Álvaro Garruzi, secretária do Trabalho, Maria Helena Gonçalves, secretário de Finanças, Yutaka Kanbe e pelo coordenador de Assuntos Federativos, Wander Bueno do Prado.

Pestelli diz que a missão do grupo é delinear quais serão as ações futuras para a implementação do Parque Tecnológico. Este núcleo institucional deverá viabilizar a continuidade do projeto e discutir todas as questões pendentes para que o Parque saia do papel, como a definição de um terreno para abrigar o projeto.

“O Parque engloba uma série de empresas com bases criativas; empresas com valor agregado, que têm o poder de transformar a economia do município, fazendo com que ela prospere, gere renda, mais empregos. Um Parque Tecnológico resulta em maior capacitação profissional, melhores empregos e transforma a cidade, trazendo mais cultura, mais charme e mais desenvolvimento”, finaliza.

Visita

No dia 25 de setembro membros do governo municipal, instituições de ensino e entidades conheceram o Parque Tecnológico de São José dos Campos. Oportunidade em que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano se comprometeu a localizar áreas que possam ser utilizadas para a brigar o Parque em Guarulhos.

A visita foi um passo importante, segundo Daniele Pestelli, “conseguimos observar o modo como o parque foi construído e o modo como funciona hoje”. Ele também destacou grandes instituições de ensino que estão baseadas no parque de São José dos Campos, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). “Esta participação é fundamental para o crescimento do projeto", complementou.

O secretário de Governo, Alencar Santana, disse que conhecer o projeto de São José dos Campos mostrou o real processo de implementação do parque e de toda articulação executadas pelas instituições que se agregam no local. E afirmou que a participação de diversos setores de Guarulhos será fundamental para a implementação do Parque Tecnológico na cidade.

Nos próximos dias o grupo se reunirá para discutir o como serão feitos os trabalhos e organizar a agenda de reuniões.


Regiane Balthazar
Jornalista – MTB: 44.022


compartilhar

asecnews Ver todas as news


ASECNews: ASEC reúne-se com SABESP para demonstração in loco de problemas em obras

09/07/2019 - ASEC reúne-se com SABESP para demonstração in loco de problemas em obras Ler +


ASECNews: ASEC lança campanha do Agasalho 2019

07/06/2019 - ASEC lança campanha do Agasalho 2019 Ler +


ASECNews: Lançamento de nova edição da Revista ASEC Press

08/05/2019 - Lançamento de nova edição da Revista ASEC Press Ler +


ASECNews: Nota de falecimento - Olivia dos Santos

08/05/2019 - Nota de falecimento - Olivia dos Santos Ler +


CONVÊNIOSASEC