Asec-Guarulhos
logo

Associação dos Empresários

de Cumbica

cumbica

HOME < ASECNEWS < Sua Imagem Refletida

Sua Imagem Refletida

Guarulhos, 01/05/2010 00:00:00


Por: Raquel Pereira – Administradora de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas

Ouse novos sentidos. Sonhe seus próprios sonhos. Siga a estrada do encontro aos seus sonhos. E quando se pegar reclamando de sua vida PARE, reflita, pois esta, conscientemente, é a pior coisa que podemos fazer contra nós mesmos. Mas, sim, você poderá encontrar soluções, pois a sempre algo novo, atividades novas ou mesmo novas versões para qualquer atividade. Busque!

A partir de algum momento em nossas vidas, nos vemos no limite para iniciar o caminho do universo profissional, o que algumas vezes poderá nos colocar frente a situações que até então não poderíamos imaginar, nos transformando como profissionais, quem sabe um camaleão? Mas, em consequência da constante mutação dos dias de hoje é importante dizer que diferente dos camaleões, precisamos nos mostrar, mostrar o que sabemos fazer e realmente fazer!

Mas, antes de tudo precisamos saber qual a real imagem que temos de nós mesmos. Existe um conto de fadas muito conhecido, ouvido por muitos quando pequenos, que é a história da Rapunzel, que mostra uma jovem aprisionada numa torre por uma feiticeira. A moça é muito bonita, mas a feiticeira esta sempre dizendo que Rapunzel é feia, o que demonstra uma estratégia para manter a menina preza na torre, fazendo-a acreditar numa imagem conturbada. O momento da libertação da jovem ocorre em um dia em que ela esta na janela e ao pé da torre surge um jovem príncipe encantado. Ela joga suas longas tranças pela janela, pela qual ele sobe para salvá-la. O conto demonstra que a verdadeira prisão da Rapunzel era feita por ela própria, ela se aprisionara pelo medo da sua feiúra, que a feiticeira descreveu tantas vezes e pela falta do conhecimento próprio. Aí esta a importância do acreditar em si.

As pessoas em geral precisam incorporar a idéia de “exposição”, ou seja, precisam se “expor” de forma positiva, para serem vistos no mercado de trabalho. Pois na competição do universo profissional, as maiores chances ficam para aqueles que, além de bem preparados, sabem expor sua habilidade, seu talento, sua competência e a paixão pelo seu trabalho.

Quando falamos de marca, podemos citar que o resultado é a imagem que outras pessoas têm de você. A marca é a reputação e as atitudes do profissional, que deve ser construída com fortes raízes, que podem partir de: “fazer ao próximo o que você gostaria que fizessem com você mesmo!”. Quando falamos de marca pessoal em relação à aparência (como se vestir, se maquiar, se pentear, entre outras), é importante o bom senso para que a “embalagem” do profissional não seja denegrida e sim, possa ser valorizada na primeira impressão. É importante evidenciar que a superexposição de uma pessoa não necessariamente será negativa para ela, se, a forma da qual esta imagem for exposta seja a partir da conquista, e nada melhor do que utilizar a simpatia como método. 

Outro fator relevante a nossa imagem, pode ser nosso currículo. Currículo é parte da nossa marca, o que comunica a noção do valor do profissional. Muitas vezes é a primeira imagem que chega até a empresa, por este motivo, pode ser interessante que o candidato construa seu currículo apresentando suas competências e evidenciando aquilo que tem, e que atende melhor às necessidades de cada empresa especificamente.
Resumidamente, a imagem é um conjunto dos vários fatores citados, do qual nós mesmos somos os responsáveis, e que formam a marca de cada um de nós.  


Regiane Balthazar
Jornalista – MTB: 44.022

VEJA TAMBÉM

Sua Imagem Refletida

PREVIEW SHOW da 7ª Rodada de Negócios reúne expositores

Responsabilidade Solidária dos sócios e gestores de Empresas – Nova orientação

Fone: (11) 2412-6054

Av. Santos Dumont, 1.975
Cumbica - Guarulhos/SP - CEP 07220-000

© 2021 ASEC - Todos os direitos reservados

Mídia KitCom Comunicação ©
logo logo