Asec-Guarulhos
logo

Associação dos Empresários

de Cumbica

cumbica

HOME < ASECNEWS < Ministro Aloizio Mercadante visita Guarulhos e apoia criação de Parque Tecnológico

Ministro Aloizio Mercadante visita Guarulhos e apoia criação de Parque Tecnológico

Guarulhos, 24/05/2011 00:00:00

Colaboração Gisela Vendramini – Assessora de Imprensa – J. Moraes

No dia 28 de abril o ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante visitou a cidade de Guarulhos e ministrou a palestra “Ministério da Ciência e Tecnologia e a relação com as cidades” para empresários e dirigentes das entidades locais. A mesa de discussões foi composta pelo prefeito Sebastião Almeida; a primeira dama, Lourdes Almeida; o deputado estadual, Alencar Santana; o presidente da ASEC, Aarão Ruben de Oliveira; o atual diretor titular do CIESP Guarulhos, Daniele Pestelli; o diretor eleito do CIESP Guarulhos e conselheiro fiscal efetivo da ASEC, Luis Teodoro; o diretor acadêmico da Unifesp, Professor Marcos Cezar de Freitas, e de Jorge Taiar, presidente da Associação Comercial de Guarulhos – ACE.

O Ministro disse que Guarulhos tem todas as condições favoráveis para a criação de um Parque Tecnológico. “Assim, penso que deva haver um esforço conjunto das três esferas de governo que, unidas, poderão viabilizar este projeto de grande potencial estratégico”, afirmou.

Ao final do encontro o diretor presidente da J. Moraes, João Moraes pode conversar com o ministro para tratar de uma medida, autorizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que pretende reduzir o tempo de liberação dos produtos e equipamentos destinados à pesquisa científica, responsáveis por US$ 600 milhões da balança comercial brasileira, segundo o ministério.

João Moraes explicou ao ministro, que esta medida atende apenas os pesquisadores ou as instituições de pesquisas que realizam importações diretas dos exportadores no exterior.

O empresário elucidou, ainda, que muitos pesquisadores e instituições de pesquisas compram boa parte de seus produtos (importados) de fornecedores brasileiros, que realizam importações no exterior e os revendem aos pesquisadores locais. João Moraes salientou que esses produtos também são importantes para o desenvolvimento das pesquisas no Brasil, e são desembaraços sem ter nenhuma prioridade por parte da ANVISA ou da Receita Federal.

Aloizio Mercadante disse que irá considerar os argumentos levantados por João Moraes e sugeriu o agendamento de uma reunião para tentar equacionar a questão. “Um País só se desenvolve com conhecimento, inovação e tecnologia. É nesse caminho que queremos e devemos seguir”, concluiu Mercadante. 

Também esteve no evento representando a ASEC, o vice-presidente de Serviços, Antonio Martinho Risso. 

BOX - TEXTO LEGENDA

O diretor de Comércio Exterior da ASEC, João Moraes, participou, em 04/05, de palestra ministrada pelo governador Geraldo Alckmin no Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE.

A respeito do Parque Tecnológico de Guarulhos Alckmin declarou:
“O município apresenta a área mínima e o plano de negócios. Devo lembrar que o parque não é investimento do governo do Estado. É investimento da iniciativa privada, onde o governo é parceiro através das universidades, dos institutos de pesquisa, dos órgãos de fomento, e você une tudo isso num único site, que é o Parque Tecnológico. O governo estadual tem todo interesse em promover esse desenvolvimento e está à disposição de Guarulhos”.


Regiane Balthazar
Jornalista – MTB: 44.022

VEJA TAMBÉM

1º Seminário Internacional do Parque Tecnológico Guarulhos

Fórum RH Guarulhos é oportunidade

Pré-Encontro dá início a 8ª Rodada de Negócios

Fone: (11) 2412-6054

Av. Santos Dumont, 1.975
Cumbica - Guarulhos/SP - CEP 07220-000

© 2021 ASEC - Todos os direitos reservados

Mídia KitCom Comunicação ©
logo logo