Asec-Guarulhos
logo

Associação dos Empresários

de Cumbica

cumbica

HOME < ASECNEWS < Fórum RH Guarulhos é oportunidade

Fórum RH Guarulhos é oportunidade

Guarulhos, 24/05/2011 00:00:00

No dia 16 de abril aconteceu mais um encontro de sucesso do Clube do RH Guarulhos na sede da ASEC. Foi apresentado um programa voltado a “Cargos e Salários – A remuneração como ferramenta de gestão de produtividade e crescimento de negócios”, ministrado pelo palestrante Marcelo Samogin, profissional com 22 anos de vivência na área de recursos humanos.

Cerca de 30 pessoas e 21 empresas participaram do evento, entre elas a J. Moraes, SEISA, Cosmotec, Tecfil, Folha Metropolitana, UNG e a Corpus, empresa de Indaiatuba.

Os participantes do Clube continuam aprovando a iniciativa. “este evento foi de muito valor significativo. Agregou e ampliou ainda mais a minha visão profissional em relação ao assunto abordado, onde por sua vez será benéfica para empresa, ao ser aplicada a metodologia passada. E, visto que a assistência foi de profissionais da área, surgiu uma excelente oportunidade para ampliar os contatos e trocar experiências”, disse Daniela, gerente de RH da Girardi.

“Adorei ter participado, fui muito bem recebida, já conhecia o palestrante Marcelo de outros eventos. Como tudo que é novo, devo confessar que havia certa expectativa, mas que foi superada ao decorrer dos trabalhos. Pessoas sérias e bem organizadas, recomendo a todos a participação”, afirmou Anita Parizzi, analista de gestão de pessoas da Corpus.

No mercado aquecido, como remunerar e aumentar a produtividade?

Com o mercado aquecido, muitas empresas estão enfrentando o problema de perder pessoas chaves e ao mesmo tempo lidar com o desafio de repor ou mesmo buscar no mercado, novos profissionais qualificados. Na opinião do consultor sênior Marcelo Samogin que lidera a Remunerar, consultoria especializada em modelos de recompensa para aumento de produtividade, o desafio maior será reter os profissionais diferenciados. “Enquanto o mercado e as vendas crescem a taxas de dois dígitos as empresas estarão mais dispostas a pagar também maiores salários fixos, o que se certamente é um perigo no tempo, uma vez que a economia vive de ciclos positivos e negativos, basta lembrarmos a recente crise de 2008 provocada pelo colapso financeiro do mercado imobiliário norte americano, que provocou e provoca ainda problemas de crescimento econômico nos Estados Unidos e em países da Europa por conta do alto endividamento do estado”, esclarece o especialista. Os custos se mantêm em patamares altos e a receita vinda dos negócios não acompanha o custo do salário fixo. “A oportunidade nesta fase de expansão dos negócios é revisar a composição do pacote de remuneração oferecido pela empresa e incrementar a parcela variável do salário como forma de motivar os profissionais a trabalharem por melhores resultados, criando regras e planos de incentivo como plr, ppr, premiações por produtividade orientados por indicadores chaves de performance do negócio”.

Ainda segundo o especialista, está é a forma mais inteligente de sincronizar os custos de mão de obra aos resultados e volume de negócios da empresa no tempo, uma vez que automaticamente pode se regular os valores de premiações por resultados atingidos, sejam resultados econômicos e ou qualitativos produzidos pela operação da empresa. 

Este modelo de recompensa além de aumentar o poder de atrair profissionais diferenciados também contribuirá fortemente para reter pessoas chaves, e a produtividade monitorada pelos indicadores de resultados contribuirão para redução de desperdícios, retrabalhos, quantidade de refugos, redução de atrasos, estimulando as pessoas a pensarem em conjunto para conquistarem objetivos e metas pelo trabalho em equipe. “Os modelos de recompensa por resultados liderados pela área de recursos humanos são na verdade formas de financiamento do crescimento do negócio e das operações, uma vez que protege o fluxo de caixa da empresa, através de ganhos de produtividade da capacidade instalada e disponível na operação”, conclui Marcelo Samogin. 

Para mais informações acesse www.remunerar.com.br ou envie um e-mail para contato@remunerar.com.br.


Regiane Balthazar
Jornalista – MTB: 44.022

VEJA TAMBÉM

1º Seminário Internacional do Parque Tecnológico Guarulhos

Fórum RH Guarulhos é oportunidade

Pré-Encontro dá início a 8ª Rodada de Negócios

Fone: (11) 2412-6054

Av. Santos Dumont, 1.975
Cumbica - Guarulhos/SP - CEP 07220-000

© 2021 ASEC - Todos os direitos reservados

Mídia KitCom Comunicação ©
logo logo