Asec-Guarulhos
logo

Associação dos Empresários

de Cumbica

cumbica

HOME < ASECNEWS < AGENDE articula cooperação Internacional

AGENDE articula cooperação Internacional

Guarulhos, 24/05/2011 00:00:00


A equipe brasileira composta pelo Chefe do Gabinete da Prefeitura de Guarulhos, Rafael Paredes, o Gerente Geral da AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos), Paulo Gonçalves, e o Coordenador do Núcleo do Parque Tecnológico Guarulhos, Dr. Devanildo Damião, iniciaram a visita ao TAGUSPARK, em Oeiras, Portugal, pelo Instituto Gulbenkian de Ciência – IGC, com especialização em ciências biomédicas. A comitiva foi recepcionada pelo Diretor José Mário Leite e pela Coordenadora de Comunicação de Ciência e Relações Externas, Ana Godinho.
 
Em seguida, a equipe de Guarulhos esteve reunida com a direção executiva do TAGUSPARK, representada pelo Presidente Executivo, Nuno Crato, o Diretor Executivo, Alberto Cunha e o Diretor José Beraldes Gomes. Na pauta foram expostos os potenciais pontos de cooperação entre as entidades, dos quais foram destacados e considerados prioritários o processo de Incubação cruzada, envolvendo intercâmbios de promoção nos dois países e acordos de parceria para divulgação nos eventos promovidos pelas entidades.

O acordo será formalizado após análise das diretorias das entidades. O Diretor Executivo do TAGUSPARK, Alberto Cunha, mostrou-se extremamente satisfeito com o potencial acordo de incubação cruzada, e salientou que esses movimentos gerenciais são inovativos e essenciais para abrir oportunidades para as empresas na fronteira do conhecimento.

Visão semelhante possui o Chefe do Gabinete da Prefeitura de Guarulhos, Rafael Paredes, que destaca a importância deste acordo para a cidade. “O sistema de inovação de Guarulhos em formação trará uma vantagem competitiva para a Municipalidade, possibilitando que empresas brasileiras acessem o mercado Europeu e que esse movimento será acelerado com o futuro Parque Tecnológico”, disse.

O grupo visitou o Parque Tecnológico, assistiu às apresentações ofertadas pela direção e finalizou com uma visita ao ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, no qual foi recebido pelo Presidente Manuel Cruz. O Instituto possui uma grande estrutura de conhecimento, atuando em diversos países, inclusive no Brasil (Minas Gerais). O Coordenador do Parque Tecnológico de Guarulhos, Dr. Devanildo Damião, pediu aos representantes do Instituto que estudassem a possibilidade de integrarem-se futuramente com o Parque de Guarulhos, oferecendo serviços técnicos especializados para as empresas brasileiras. O Gerente Geral da AGENDE, Paulo Gonçalves, comentou que a experiência demonstra que o desenvolvimento de projetos estruturantes e complexos dependem do esforço conjunto dos vários atores da sociedade, induzidos pelo Poder Público.

Os representantes da AGENDE Guarulhos e da Prefeitura também participaram da IX Conferência Internacional de la Asociación de Parques Científicos Y Tecnológicos da Espanha – APTE, que  retratou a importância do poder público local nas iniciativas inovadoras, sobretudo no poder de indução para projetos intensivos como são os Parques Tecnológicos. O evento foi promovido pelo PCT – Parque Tecnológico de Cartuja, localizado na Andalucia e que conta com 344 entidades, centros tecnológicos, centros de formação e investigação, que empregam diretamente quase 15.000 trabalhadores e ofertam uma atividade econômica de mais de 2 milhões de euros.
Também foram desenvolvidas diversas articulações com os representantes dos diferentes Parques Tecnológicos da Espanha, os quais manifestaram apoio e apreço pela iniciativa de Guarulhos e elogiaram a dinâmica de aceleração do prazo de maturação do projeto proposto pelos gestores.


Regiane Balthazar
Jornalista – MTB: 44.022

VEJA TAMBÉM

1º Seminário Internacional do Parque Tecnológico Guarulhos

Fórum RH Guarulhos é oportunidade

Pré-Encontro dá início a 8ª Rodada de Negócios

Fone: (11) 2412-6054

Av. Santos Dumont, 1.975
Cumbica - Guarulhos/SP - CEP 07220-000

© 2021 ASEC - Todos os direitos reservados

Mídia KitCom Comunicação ©
logo logo