Asec-Guarulhos
logo

Associação dos Empresários

de Cumbica

cumbica

HOME < ASECNEWS < 7ª Rodada de Negócios supera expectativas do empresariado

7ª Rodada de Negócios supera expectativas do empresariado

Guarulhos, 07/06/2010 00:00:00


Por Fabiana Blanco e Regiane Balthazar

Nos dias 06 e 07 de maio os empresários da cidade participaram do maior evento comercial da cidade de Guarulhos. A 7ª Rodada de Negócios aconteceu na antiga Philips e mais uma vez atingiu seus objetivos.

De acordo com Roberto Marchiori, presidente da ASEC, afirma que o evento aproximou as empresas da nossa cidade. “Os empresários fomentaram negócios e continuaram estabelecendo a cultura do "compre em Guarulhos", em especial entre as grandes empresas e as de pequeno e médio porte, como também, a união entre as principais entidades empresariais da nossa cidade. A cidade ganha com isto, e com ela toda a população”, disse ele.

Organizado pela ASEC e CIESP Guarulhos, o evento contou com a participação de 26 Empresas Âncoras, 130 empresas participantes, cerca de 2 mil visitantes aos “business points”. "Como idealizador da Rodada, fico contente com o caminho que o evento ganhou, dando a oportunidade de pequenas empresas interagirem com as grandes, significando uma geração de negócios e empregos para Guarulhos", disse o conselheiro fiscal da ASEC e 1º vice-diretor do CIESP Guarulhos, Luis Carlos Teodoro.

“Guarulhos é a 9ª cidade em PIB e a 3ª maior cidade em número de empregos industriais no país, perdendo somente para São Paulo e Rio de Janeiro. O sucesso do evento mostrou que a 7ª Rodada aproveitou esses dados positivos”, disse o diretor titular do CIESP-Guarulhos, Daniele Pestelli.

Ainda segundo Pestelli, a essência do evento está amparada na capacidade de grandes corporações em gerar negócios com empresas de menor porte, de todos os setores - comercial, industrial e de serviço, consolidando sua cadeia de subfornecedores dentro de uma restrita base territorial que lhe permita ganhar em agilidade e competitividade. Há sete anos a Rodada é o mecanismo perfeito para as empresas desenvolverem novos fornecedores e clientes e ao mesmo tempo, incentivar a economia local, em prol do desenvolvimento econômico de Guarulhos.

A grande inovação da 7ª Rodada ficou por conta do sólido apoio dos patrocinadores ao evento: SEBRAE, Prefeitura de Guarulhos e ACE - Guarulhos, que entenderam essa parceria com os organizadores do evento, ASEC (Associação dos Empresários de Cumbica) e CIESP-Guarulhos, como uma mola propulsora para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas dos setores de indústria, comércio e serviços. “O evento cresceu e se consolidou. As micro e pequenas empresas puderam perceber que a oportunidade de expansão de seus negócios é a Rodada”, disse a gerente do SEBRAE Guarulhos, Cristiane Rebelato.

Essa união foi por muitas vezes ressaltada na Rodada, porque provocou um trabalho em conjunto que agregou o que cada entidade parceira tinha de mais construtivo. “Todas essas entidades organizadas permitiram um crescimento maior e eficiente da 7ª Rodada de Negócios”, declarou o presidente da ACE - Guarulhos, Wilson Lourenço.

Paulo Skaf e Almeida elogiam sucesso do evento
O presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP) e pré-candidato a governador do Estado de São Paulo pelo PSB, Paulo Skaf, acompanhado do ex-jogador de futebol, Marcelinho Carioca, recém filiado ao PSB, visitou pela primeira vez a Rodada de Negócios de Guarulhos.

Skaf passou em todas as mesas e stands da Rodada, tendo assim um conhecimento presencial do funcionamento do evento. “A organização do evento é funcional. A maneira como é organizado permite que as empresas participantes tirem proveito dessa interação”, disse Skaf, que também reconheceu a relevância do modelo da Rodada de Negócios de Guarulhos dentro do próprio CIESP.

O presidente das entidades ressaltou a importância empresarial de Guarulhos para São Paulo e para o Brasil. “Guarulhos tem visão moderna, é arrojada em tudo, em suas empresas, trabalhadores e empresários”, destacou Skaf, que ratificou ainda a construção da segunda escola do SESI e SENAI na cidade. “Esse é o ano de retomada de crescimento no Brasil e ano eleitoral, de fortalecimento da democracia brasileira. Precisamos oxigenar a política nacional”, finalizou Paulo Skaf.

Para o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, que também presenciou o sucesso da 7ª Rodada de Negócios, a união entre as entidades privadas e o poder público significa uma força transformadora para o município. “Estou satisfeito com essa oportunidade de entrelaçamento. Espero que o problema de Guarulhos seja só de crescimento gerador de empregos”, celebrou Almeida. O prefeito falou ainda da mudança que viu na FIESP/CIESP, segundo ele, de uns anos pra cá, a entidade está muito mais presente nos problemas de Guarulhos.

Coordenação de Mesa da Rodada
Tão importante quanto à organização do evento, também é o papel de coordenador de Mesa de Rodada. Quem destaca a relevância é a Vice-Presidente da Indústria da ASEC, Silvia M. M. Degani. Coordenadora nas seis primeiras edições da Rodada, a empresária destaca que o coordenador explica como funciona o mecanismo da rodada. “Orientamos os participantes e sanamos suas dúvidas, verificamos se todos estão presentes e estão na mesa correta para aquela rodada, controlamos o tempo de fala de cada participante, gerenciamos a movimentação de auxiliares ao redor das mesas e resolvemos situações inesperadas que possam acontecer”, explica.

O coordenador também realiza a integração dos participantes, acolhe e acompanha os representantes das empresas âncoras que são fixos nas mesas.

Silvia também destaca que mesmo sendo coordenadora, pode divulgar sua empresa, mas geralmente dá preferência em divulgar ações da ASEC de caráter socioambiental, que estão sendo desenvolvidas ou a própria entidade, para aumentar a participação das empresas na associação e com isso passar a ter cada vez maior representatividade.


Palestras focaram o empresário
O evento teve mais duas outras novidades. A primeira na parte estrutural, onde pela primeira vez a Rodada ocupou 100% da área de eventos. E a segunda foi a apresentação de duas palestras no segundo dia, permitindo que os expositores e visitantes tivessem atividades voltadas para área empresarial.

As apresentações foram patrocinadas pelo SESCON Regional Guarulhos, e reuniu cerca de 200 pessoas. A primeira palestra sob o título “Superando Limites”, de Marcos Rossi, o qual o bacharel em direito, que é deficiente físico, traçou um paralelo entre suas próprias vivências e as experiências que permeiam a vida de cada um de nós, passando por questões pessoais, sociais e corporativas. “As pessoas questionam as coisas ruins, mas esquecem que em tudo há um propósito. Temos que ter liberdade para sonhar e criar, porque a igualdade é o que conta nessa vida”, disse Rossi.

O palestrante levou a platéia a uma profunda reflexão sobre os valores da vida, bem como a postura que muitos adotam frente às complicações que surgem.
 
Já a segunda apresentação, ministrada pelo conferencista Aldo Novak, destacou a “Sedução Sensorial para Empresários e Empreendedores”, e  mostrou os principais fundamentos da “Sedução Sensorial” e como ela pode alavancar ou levar a pique os negócios de sua empresa.

Apresentando uma série de casos reais de empresas, nacionais e estrangeiras, focadas na sedução dos clientes, Novak demonstrou a importância em seduzir tanto os clientes externos quanto os internos.
 
Oferecendo desenvolvimento social
O SESI Guarulhos participou pela terceira vez da Rodada de Negócios, oferecendo seus serviços as empresas Âncoras e participantes. “Essa foi a primeira vez que representei o SESI na Rodada. Achei o evento ótimo. Essa é uma das poucas oportunidades que se tem na cidade de interagir com um grande número de empresas, isso em um mesmo dia e com pessoas que decidem”, disse Rodolfo Katahira, agente de Atividades Sócio-Culturais do SESI Guarulhos.

O SESI ofereceu aos participantes serviços voltados para o desenvolvimento social das empresas. “Nosso serviço que mais despertou interesse foi a ‘Indústria Saudável’, onde mapeamos a saúde do funcionário. Tivemos uma média de 60 empresas interessadas”, explicou Rodolfo.
 
Negócios para seis meses
A Agência Orbium voltada para tecnologia web, mídia social e marketing on-line integrou a Rodada pela primeira vez. Segundo o proprietário da Orbium, Edmar Ferreira, o evento superou suas expectativas. “Não esperava uma receptividade tão grande para esse nicho de negócio”, disse.

Ferreira e sua sócia e esposa, Priscila Ferreira, confessaram que foram preparados para a Rodada. “O grande diferencial que tivemos foi preparar o diagnóstico do site de quase todas as empresas participantes. Ao todo foram 110 avaliações de sites relatando se eram ruins, regulares, bons ou excelentes”, explicou Priscila.

A agência trocou a entrega do material promocional pela as avaliações, o que atraiu a atenção das empresas participantes. “Conseguimos mais de 35 negócios concretos, fiquei impressionado. Estou otimista, porque isso significa trabalho para pelo menos seis meses”, comemorou Edmar.

Criatividade
Segundo a empresária Perola, da Perola Polillo Gastronomia Criativa, esta foi a primeira vez que participou da rodada.  “A primeira participação de muitas outras. A Rodada em si é ótima para nos atualizarmos e saber quais são as principais empresas de Guarulhos, além de ter contato direto com diretores e vendedores, a comunicação é mais acessível. Conheci profissionais que são pessoas ótimas que fazem o clima do ambiente amistoso e agradável”, disse Perola.

A PP Gastronomia Criativa, produz e organiza eventos sociais e comerciais. Uma empresa jovem e atualizada no mercado de negócios o qual oferece coffee break, almoços de negócios, inaugurações, lançamentos de produtos e encontros, que podem ser realizadas na própria empresa ou em espaços conveniados.

“Cuidamos do cardápio, som, iluminação, decoração e serviços como garçons e recepcionistas”, explica.

A empresa da jovem empresária também é amiga do meio ambiente. Através do Projeto Eco-Gastronomia, uma maneira econômica e saudável de colaborar com o meio ambiente, promove cursos e palestras sobre o tema, para colaboradores, empresários e equipe de cozinha, visando a melhoria dos hábitos alimentares e respeito a biodiversidade.
 
“Para nós foi de extrema importância estar na Rodada não apenas por termos nos apresentado mas também por entrarmos em contato direto com o nosso público alvo, conhecê-lo e entender melhor a necessidade dos mesmo para assim conseguirmos atende-lo.Além disso, foi uma ótima oportunidade de iniciarmos contatos de negócios futuros, prospecção de  novos clientes. Já fizemos contatos importantes”, finaliza.

Empresa da cidade
A ARGOS Global Partner Services, empresa baseada e Guarulhos desde 2007, atualmente oferece integração da cadeia de suprimentos para empresas nacionais e internacionais, desenvolvendo fornecedores, participou pela primeira vez da Rodada. “A motivação para participarmos da rodada foram os diversos clientes que temos em Guarulhos, a proximidade com eles é importante levando em consideração a questão da logística. Pudemos divulgar nossa empresa e captar contatos para futuros negócios”, destacou Fábio Ciuchini, Diretor de Vendas da empresa.

O CIESP Guarulhos realizou novamente a pesquisa de satisfação dos participantes e mostrou que a Rodada de Negócios continua sendo o meio ideal para intensificar as negociações entre empresários na cidade. A pesquisa mostra que mais de 18 % das empresas fizeram contatos com possível fechamento de negócios. E 97 % das empresas afirmaram que a Rodada correspondeu ás expectativas.

De acordo com os organizadores, o volume de negociações gerados na Rodada alcançou a estimativa em torno de R$ 10 milhões, comprovando que o evento é e continuará sendo um meio de negociações único entre as Empresas, gerador de parcerias e desenvolvimento aos empresários da cidade de Guarulhos.


Regiane Balthazar
Jornalista – MTB: 44.022

VEJA TAMBÉM

Regional Cumbica realiza 44 ordens de serviços no mês de abril

Lançamento do “Análise Guarulhos” marca 11º aniversário da Agencia de desenvolvimento de Guarulhos.

Campanha ASEC do bem – Colabore!

Fone: (11) 2412-6054

Av. Santos Dumont, 1.975
Cumbica - Guarulhos/SP - CEP 07220-000

© 2021 ASEC - Todos os direitos reservados

Mídia KitCom Comunicação ©
logo logo