Cumbica em movimento
  • Fone: (11) 2412-6054
  • Facebook

De boca em boca, projeto Dentista do Bem está chegando em Cumbica

Guarulhos 01/09/2009 | 00:00:00

Criado há 8 anos pelo dentista Fábio Bibancos, o projeto “Dentista do Bem”, não é somente um ato de responsabilidade social. É também, uma maneira de levar esperança aos jovens de baixa renda que querem mudar de vida.

O “Dentista do Bem”, ligado a “Turma do Bem”, e um programa social, que conta com trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas no qual abrem espaço em seus consultórios e atendem crianças e adolescentes carentes, proporcionado tratamento odontológico até completarem 18 anos. Os jovens são escolhidos através de três critérios: Grau de complexidade do tratamento, proximidade com o primeiro emprego e carência.

Na cidade de Guarulhos, são 50 dentistas que fazem parte do projeto e a maioria deles localizados na região central, o que dificulta o atendimento aos jovens das regiões afastadas, como Cumbica e Bonsucesso. De acordo com o coordenador do projeto em Guarulhos, Dr. Fernando dos Santos, a grande dificuldade é encontrar dentistas destas regiões distantes dispostos a participarem. “No centro da cidade, não se encontra muitas crianças que tem as características para participar, é na periferia que elas estão, e em contrapartida não há dentistas nestes locais”.

A captação dos jovens que vão participar do programa é feita em instituições e escolas. O dentista identifica a região e as instituições, vai ao local, separa as fichas por nome, idade e siglas de avaliação bucal. As fichas seguem para a sede do projeto, onde tudo é cadastrado num software de computador. O próprio programa do computador faz a triagem, inclusive o nome do dentista que está mais próximo da casa da criança, como também linha de ônibus que passam nos locais onde está o dentista.

É um projeto sério diz o doutor Fernando. “São mais de 7 mil dentistas no Brasil que fazem parte do projeto e é o próprio dentista que escolhe quantas crianças que atender, o compromisso é apenas atende-la até completar 18 anos.”

Para o doutor Fernando o “boca a boca” é importantíssimo para as pessoas conhecerem o projeto. “Se todas as empresas associadas a ASEC souberem o que é o “Dentista do Bem” e cada associado perguntar ao seu dentista se ele sabe o que é o projeto, tenho certeza que os profissionais terão a curiosidade de conhecer e é isto que precisamos, mais e mais dentistas”.

A recompensa deste ato de solidariedade é o valor que os jovens expressam, segundo o dentista, pois como eles não têm dinheiro para pagar, sabem a importância do tratamento e ficam gratos, se emocionam e se tornam amigos. “Tem pessoas que entendem que fazer caridade é dar o dinheiro, mas fazer projeto social é bem diferente, é darmos o melhor de nós mesmo”.

Transformação
Douglas Marques Moraes de 16 anos foi o primeiro jovem de Guarulhos a ser atendido pelo projeto “Dentista do Bem”. “Os dentes dele estavam completamente estragados, era um garoto tímido, não sorria, não conversava. Com o tempo ele foi se transformando. Hoje, quase um ano depois do tratamento, é um jovem vaidoso, sorri muito, arrumou trabalho e até namoradas. Só o mais importante disso tudo foi a transformação psicológica dele.” diz o dentista.

Se você é dentista é que participar do projeto “Dentista do Bem” acesse o site: www.turmadobem.org.br

Regiane Balthazar
Jornalista – MTB: 44.022


compartilhar

asecnews Ver todas as news


ASECNews: ASEC e Secretários Municipais participam de reunião em gabinete do Prefeito

10/02/2020 - ASEC e Secretários Municipais participam de reunião em gabinete do Prefeito Ler +


ASECNews: ASEC apoia ação de castração de animais em 1ª Corrida pet MovimentaCão

10/02/2020 - ASEC apoia ação de castração de animais em 1ª Corrida pet MovimentaCão Ler +


ASECNews: ASEC realiza campanha em prol das vítimas de enchentes em Guarulhos

08/01/2020 - ASEC realiza campanha em prol das vítimas de enchentes em Guarulhos Ler +


ASECNews: Confraternização de fim de ano da ASEC reúne grandes nomes do município

10/12/2019 - Confraternização de fim de ano da ASEC reúne grandes nomes do município Ler +


CONVÊNIOSASEC