Cumbica em movimento
  • Fone: (11) 2412-6054
  • Facebook

AGENDE Guarulhos Realiza 8º Fórum de Desenvolvimento

Guarulhos 01/12/2009 | 00:00:00

ASECNews: AGENDE Guarulhos Realiza 8º Fórum de Desenvolvimento

            
A AGENDE – Agência de Desenvolvimento de Guarulhos, em parceria com ASEC, CIESP, ACE, a Prefeitura Municipal e diversas entidades da cidade, realizaram no dia 23 de novembro o Fórum de Desenvolvimento de Guarulhos, em sua 8ª Edição, intitulado POLÍTICA DE INOVAÇÃO E O PARQUE TECNOLÓGICO DE GUARULHOS, no qual ficou decidido que a escolha do terreno onde será criado o Parque Tecnológico da cidade acontecerá somente em 2010.

Mas em meio a indecisões do local da construção do Parque, o Fórum alcançou o objetivo de reunir sociedade, empresários, academia e poder público, delimitando os pontos importantes para viabilizar o projeto do Parque na cidade, inclusive sua área de desenvolvimento. 

De acordo com Roberto Marchiori, o Fórum foi essencial para manter viva a discussão acerca do Parque. “Tivemos a presença de importantes representantes acadêmicos, especialistas em parques tecnológicos em todo o Brasil. Esta participação é fundamental para se estabelecer à cultura tecnológica em uma cidade. A definição da área de 200.000,00 m2 é o ponto de partida para que o processo efetivamente se inicie, e podemos nos incluir no sistema de parques tecnológicos do governo do Estado”, disse ele.

Fernando Batolla, assessor da Secretaria, representando Pedro Bombonato, coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, salientou durante sua palestra a importância de fomentar o desenvolvimento econômico sustentável por meio da cultura do empreendedorismo, “Um Parque Tecnológico é o local que oferece a oportunidade de transformar conhecimento em riqueza”, enfatizou.

Já o Prof. Dr. Newton Lima Neto, Ex-prefeito de São Carlos comentou sobre desafios e soluções, exemplificou um pouco da Cidade de São Carlos, como o contexto institucional e os desafios para empreendedores.

E o diretor do Núcleo de Política e Gestão Técnica da Universidade de São Paulo (USP), Ary Plonski enfatizou sobre a Política Pública de apoio a Parques Tecnológicos, como os princípios, declarações e diretrizes, apoio e financiamento aos Parques e apoio e financiamento a empresas de Parques Tecnológicos

Diante do impasse “de onde instalar o Parque”, a ASEC tem a solução que pode ser refletida em conjunto com o governo para que o problema seja resolvido. “Temos a melhor Incubadora da região Sudeste e temos potencial para um Parque Tecnológico. Acreditamos que o local ideal para a implantação do Parque seja no porto seco Dry Port, em Cumbica”. Lá é estratégico, até porque vai passar a Jacu Pêssego, Trabalhadores, via Dutra, que será um importante elo de ligação com outras cidades, além de ter mais de um milhão de metros quadrados”, finaliza Marchiori.

Apoio
Durante o evento o Prefeito Sebastião admitiu a lentidão na escolha da área para a construção do Parque “Enquanto eu for prefeito, lutarei pela implantação do Parque. Mas ela está muito lenta. Ela não pode ser apressada, mas não deve ser tão devagar", declarou.


Regiane Balthazar
Jornalista – MTB: 44.022

compartilhar

asecnews Ver todas as news


ASECNews: ASEC reúne-se com SABESP para demonstração in loco de problemas em obras

09/07/2019 - ASEC reúne-se com SABESP para demonstração in loco de problemas em obras Ler +


ASECNews: ASEC lança campanha do Agasalho 2019

07/06/2019 - ASEC lança campanha do Agasalho 2019 Ler +


ASECNews: Lançamento de nova edição da Revista ASEC Press

08/05/2019 - Lançamento de nova edição da Revista ASEC Press Ler +


ASECNews: Nota de falecimento - Olivia dos Santos

08/05/2019 - Nota de falecimento - Olivia dos Santos Ler +


CONVÊNIOSASEC