ASSOCIAÇÃO DOS
EMPRESÁRIOS DE CUMBICA

REALIZAÇÕES

ASEC – Associação dos Empresários de Cumbica, entidade fundada no dia 24 de Março de 1987, e conta com o apoio dos empresários da região industrial de Cumbica.

A ASEC é a associação mais atuante no sentido de implementação do progresso urbano na região. O nosso enfoque sempre será sobre a ótica econômica e social. Cumbica representa 50% do território de Guarulhos, detém 45% da população, emprega cerca de 200.000 pessoas em mais de 2500 empresas dos mais variados seguimentos, o que gera para a Guarulhos uma receita de ICMS da ordem de R$ 350.000.000,00 de reais/ano, excetuando IPTU e ISS. Números que nos impedem, de continuar a virar as costas a uma região de imensa representatividade econômica, sem contar dados que não dispomos como o quanto que essa mão de obra empregada recebe de salário e gasta no comércio e serviços na cidade de Guarulhos. Apesar da importância econômica da região para a cidade, sempre foi relegada ao esquecimento, e isto não é privilégio desta administração.Ocorre que muitas empresas vem deixando Cumbica, outras estão por deixar e só não deixam, as empresas que não dispõe de recursos no momento, mas prometem que sanado este óbice e continuando este descaso, a mudança é certa.

Os problemas que enfrentamos: São muitos, mas para resumir, os altos impostos, a total ausência de investimentos na infra-estrutura, acessos, tráfego, transporte, segurança e outros oneram custos, impedem a qualidade o que somados diminuem a competitividade dos produtos Guarulhenses, podendo levar e levando as empresas ao infortúnio. Necessário dizer que nossa cidade concorre com muitas outras na chamada guerra fiscal, só que não tem muito a oferecer, e muitos associados nossos são assediados por várias prefeituras do interior e fora do estado.

O que é a ASEC e qual é nosso trabalho? A Associação dos Empresários de Cumbica – ASEC é uma entidade sem vínculos político-partidários que foi fundada em 1987, congregando pequenas, médias e grandes empresas de todos os ramos de atividades, da Indústria, do Comércio e de Serviços. Desde então, mantém-se firme em seu objetivo e vocação de buscar melhorias na urbanização e infra-estrutura da região de Cumbica. Além disso, a ASEC, como entidade de direito privado e empresarial, defende os interesses de vários âmbitos do empresariado local oferecendo também serviços e convênios para seus associados.A ASEC atua junto aos poderes públicos, sejam na esfera municipal, estadual ou federal, reivindicando e fiscalizando as atuações destes, nos assuntos de interesse de Cumbica. A ASEC é voltada única e exclusivamente aos interesses da comunidade empresarial de Cumbica, gerando empregos, receita e contribuindo para grandeza do município através dos impostos e conseqüentemente, trazendo melhorias na qualidade de vida de toda a população Guarulhense.

Integração entre Empresários: A ASEC também trabalha para proporcionar uma melhor e maior integração entre associados, parceiros, colaboradores, personalidades da classe política, entidades classistas empresariais, sindicais e autoridades, através de eventos realizados periodicamente. Em tais encontros, os participantes têm a oportunidade de interagir com potenciais clientes e fornecedores, além de estabelecerem contato com o poder público. Prestamos ainda uma série de serviços objetivando dar suporte jurídico, comercial e de informação aos nossos associados. A Asec inovou em seu campo de atuação promovendo ações sociais, apesar de ter como escopo trazer melhorias para região e defender os interesses de seus associados, a ASEC também se empenha em realizar campanhas de cunho social para minimizar os problemas de carentes. Realizou campanhas de arrecadação e distribuição de cestas básicas (11 toneladas), agasalhos, e brinquedos (1185). E neste ano A ASEC assumirá definitivamente sua responsabilidade social junto ao 3o setor, firmando parcerias com entidades de trabalho reconhecido e notório como: ACM que em sua unidade do Uirapuru, assiste mais de 300 famílias, com reforço alimentar, escolar, cursos profissionalizante, serviço social e até ambulatorial. Entendemos que a importância de Cumbica na economia de Guarulhos é tamanha que nos leva a ter certeza de que o que pleiteamos não é de nosso interesse exclusivo, mas de toda a sociedade de Guarulhos, vez que cada empresa que nos deixa, gera uma série de problemas para a cidade, são pais de família desempregados, salários que não serão gastos na cidade, menos receita para o município, e mais gastos com serviços sociais. Desta forma, acreditamos que esta cruzada não é só nossa, mas como de todos profissionais das mais diversas áreas, profissões, do comércio, indústria, serviços, profissionais liberais, etc, e todos que comungam com propósito de minimizar as mazelas sociais, diminuir o sofrimento alheio, mas, analisemos: combater os efeitos é mais do que nobre, como também a causa dos infortúnios sociais, onde convidamos a todos a unir forças para atuarmos frente ao poder público para que este adote uma política de desenvolvimento econômico e desta forma atacar a causa de muitos infortúnios sociais que tem origem no desemprego.

Conquistas: Acesso à Rod. Ayrton Senna;
43 ruas asfaltadas, num total de 260.000 m2 de asfalto, em convênio entre empresas, prefeitura e pavimentadora;
33 ruas com projeto de asfaltamento já aprovados;
12 agências bancárias;
Agência dos Correios;
Iluminação de quase a totalidade das ruas do bairro;
Transportes urbanos;
Corpo de Bombeiros;
Av. Santos Dumont (duplicada, iluminada e ajardinada);
Instalação e ampliação dos serviços do 8º Distrito Policial;
Instalação de rede de esgotos em várias ruas;
Remoção de favelas, desassoreamento de córregos, tapa buracos e outros serviços de interesse coletivo;
Coleta seletiva de resíduos sólidos (lixo);
Iluminação do viaduto de Ermelino Matarazzo;
Desativação da balança da Rod. Ayrton Senna;
Acesso da Rod. Helio Smidt para a Rod. Pres. Dutra;
Liminar CNPJ, para as empresas que possuem pendências fiscais junto a Receita Federal;
Liminar para o não recolhimento da CPMF;
Compra de 2 (dois) veículos para o Resgate Cumbica;
Posto de emissão da Carteira de Trabalho;
Edificação de uma Base Comunitária da Polícia Militar em Cumbica;