ASSOCIAÇÃO DOS
EMPRESÁRIOS DE CUMBICA

HISTÓRIA

A história da entidade iniciou quando um grupo de empresários da Cidade Satélite Industrial de Cumbica solicitou a atenção do então prefeito, Osvaldo De Carlos, para a região. Na ocasião, recebeu como resposta que a região de Cumbica não pertencia a Guarulhos, diante de tamanho absurdo e descaso frente a grande contribuição dos empresários com a cidade, há 30 anos fundou-se a ASEC uma entidade que trabalha para viabilizar investimentos públicos e privados na região com o objetivo de criar condições para o exercício de atividades empresariais, à época de sua fundação entre outras causas, chegou a buscar emancipação de Cumbica, e contabilizou importantes conquistas para a região, assumindo definitivamente seu papel de entidade de pressão política.Vem obtendo destaque na sociedade Guarulhense, e também em municípios vizinhos, legitimando-se como representante dos empresários de nossa cidade, conquistando respeito pela classe política, tanto do legislativo quanto do executivo, pois tem sido voz atuante junto aos órgãos competentes nos projetos de infra-estrutura, revitalização de Cumbica e melhorias que muito representam para o desenvolvimento social e econômico do município.Segundo José Roberto Lapetina, vice-presidente da Asec, apesar de todos os esforços, o empresário tem tido um retorno pífio dos órgãos públicos, quer seja municipal, estadual ou federal, por trás da causa da Asec de trazer infra-estrutura, há geração de empregos, movimentação econômica, aumento de receita para o município e minimização dos problemas sociais, mas por enquanto, nos deparamos apenas com a inércia política, o que tem causado transtornos para os empresários e a sociedade de Guarulhos. É preciso continuar lutando. “Já fomos taxados de chorões, acomodados e tantos outros adjetivos inconsistentes. Nós da Asec participamos ao invés de criticar”, reitera.

Na opinião de Antonio Roberto Marchiori, conselheiro da Asec, associar-se à Asec hoje, demonstra uma atitude inteligente do empresário, pois poderá fazer parte deste verdadeiro movimento desenvolvimentista. “Esta ação não limita o empresário dentro de sua empresa, outorgando a outras pessoas o exercício da reivindicação do seu próprio direito”.

Voluntariado e despreendimento.

A diretoria 2003/2004 composta por:

Presidente: Luis Carlos Teodoro – Maxius;
1º vice-presidente: José Roberto Lapetina – Finoplastic;
2º vice-presidente: Wilson Veiga Arambul – Braspar;
1º secretário: Luiz Augusto Leal de Moraes – Vector;
2º secretário: Maria Helena de Arruda – Gerdau;
1º Tesoureiro: Edson Del Priore – Estamac;
2º Tesoureiro: Giuditta Lacava Ferreira – Sigla;
Diretor de Comunicação Social: Devair Cocci Júnior – Patropi;
Diretor Administrativo: Mauro de Cicco – Linciplás;
Conselho Fiscal efetivo: Antonio Roberto Marchiori – Galvão Dias e Eliseu Nunes M. Martins – Bergamo;
Conselho Fiscal Suplente: Rubens Kadayan – Fundaluminio e Renato Camargo dos Santos – Advocacia Camargo (coordenador de ação social).
Toda a diretoria, seja na Asec ou nas entidades citadas, realizam o trabalho voluntariamente.

Na Asec, além dos cargos executivos de diretoria temos coordenadores e colaboradores, como:

Milton Theotonio – Coordenação de Convênios;
Jackson Dorta – Cursos e Palestras;
Os advogados Antonio Roberto Marchiori e Juvenil Flora de Jesus respondem pela Área Jurídica;
Boris Zuvela Kosce da Planurb – Coordenador de Assuntos Governamentais e lida na orientação dos associados como obter licenças e regularização junto a prefeitura;
Wanderlei Souza Cruz e José Benedito Filho da Exatus.net atuam na Área de Informática e Internet para a Asec.

Buscando a interatividade com o poder público e com outras entidades de interesse empresarial, representantes da Asec atuam diretamente em vários segmentos do governo e organizações da sociedade civil.

No Ciesp –Guarulhos, temos o vice-presidente da Asec, José Roberto Lapetina como diretor-adjunto ( Finoplastic Ind. de Embalagens Ltda); no conselho: Wilson Veiga Arambul (vice-presidente da Asec e Indústria Mecânica Braspar Ltda), Antonio Roberto Marchiori (conselheiro da Asec e Galvão Dias Advogados S/C) e Luis Carlos Teodoro, atual Presidente da Asec.

Na Agende, Agência de Desenvolvimento de Guarulhos, Luis Teodoro é conselheiro.

No Conseg do 8 º DP (Cidade Satélite) o Milton Theotonio (coordenador de convênios da Asec) é o Presidente.

Antonio Roberto Marchiori é o representante da Asec no Grupo de Estudos para Implantação da Cooperativa de Crédito Empresarial.

Na OSC Viva Guarulhos, temos Luis Carlos Teodoro como conselheiro fiscal (suplência).

A Asec também tem representatividade na Prefeitura de Guarulhos. No grupo de Revitalização de Cumbica, projeto coordenado pela Agende e que conta com a parceria de órgãos municipais e estaduais, a Asec, uma das entidades presente na comissão, conta com a participação de Luis Teodoro e José Roberto Lapetina.

Teodoro também é membro do Grupo de Incentivos Fiscais, e Milton Theotonio faz parte do Conselho Municipal de Emprego de Guarulhos (Cemeg) e também é membro relator da Junta de Recursos Fiscais da Secretaria de Finanças.